Vice-secretário de Estado americano renuncia ao cargo

O vice-secretário de Estado dos EUA, Robert Zoellick, anunciou hoje que renunciou ao cargo, alegando ter aceito emprego no banco de investimento Goldman Sachs, empresa da qual foi conselheiro para assuntos internacionais durante o governo de William Clint

Zoellick ocupava há um ano e meio o cargo de "número 2" da diplomacia estadunidense, e estava orientado pela administração Bush para acompanhar as relações com a República Popular da China e com o Sudão.

De acordo com informações vazadas para a mídia, Zoellick aspirava ocupar o posto de Secretário do Tesouro após a renúncia de John Snow ao cargo, em maio passado, o que não se concretizou.

Na época, a administração Bush designou para o cargo Henry Paulson, diretor da Goldman Sachs, empresa para a qual Zoellick agora vai trabalhar.

Dessa mesma empresa Bush empregou Stephen Friedman, que ocupa, desde dezembro de 2002 o cargo de chefe do Conselho Econômico Nacional da Casa Branca.

Friedman foi um dos que fez grandes doações à campanha presidencial dos republicanos no ano 2000 e chegou à Casa Branca com o claro objetivo de aproximar a Casa Branca de Wall Street.

A renúncia de Zoellick acontece pouco depois das demissões do diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Porter Goss, e do porta-voz da Casa Branca, Scott McLellan.