Luz Para Todos leva a Copa a indígenas e quilombolas

O programa Luz Para Todos, que em três anos levou energia elétrica a 3,3 milhões de pessoas, foi o tema do programa de rádio "Café com o Presidente" desta segunda-feira (19). Em clima de Copa do Mundo, Lula comentou o

Luiz Fara Monteiro: Olá amigos em todo o Brasil. Eu sou Luiz Fara Monteiro e começa o "Café com o Presidente", o programa de rádio do presidente Lula. Tudo bem, presidente?


Presidente Lula
: Tudo bem, Luiz.


Luiz Fara
: Presidente, nesta segunda-feira o senhor visita a comunidade Paiaiá, no município de Santo Estevão, na Bahia, para inaugurar a chegada da luz elétrica no local. Como é que está o andamento do programa Luz para Todos?


Lula
: Primeiro, Luiz, é importante dizer aos nossos ouvintes que hoje nós temos um convidado especial aqui. O ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, que vai falar um pouco do programa. Eu só queria dizer, Luiz, que essa visita nossa à Bahia no dia de hoje é para comemorar o fato de estarmos atingindo 3,3 milhões de pessoas que já são beneficiadas com o programa Luz para Todos.

Eu acho que é o programa mais humano que nós temos porque é um programa que consegue tirar uma pessoa que vive nas trevas e colocar luz na casa da pessoa. Uma pessoa que vive com um candeeiro, de repente ela recebe luz elétrica. Ali ela pode ter uma geladeira, pode ter um rádio, pode ter uma televisão, pode ter uma casa de farinha, pode ter uma melhoria substancial na qualidade de vida dela. Mas, para falar um pouco sobre isso, Luiz, é importante que a gente ouça o nosso ministro Silas Rondeau. Silas, como é que está o nosso programa Luz para Todos?


Luiz Fara
: Bom dia, ministro.


Ministro Silas Rondeau
: Bom dia, Luiz. Bom dia, presidente. Bom dia ouvintes do programa Café com o Presidente. É um prazer muito grande estar aqui. São 3,3 milhões de pessoas, como o senhor falou, já beneficiadas. Agora, até o final de 2006, nós já estaremos atingindo praticamente a metade de toda a programação, de toda a meta que o Brasil tem, que são 10 milhões de pessoas. O custo médio de uma ligação dessa, que é gratuita para cada um dos beneficiados, está em torno de R$ 5.300. São três pontos de luz e duas tomadas que recebem absolutamente de graça. Tem sido uma festa quando chegamos e vemos a alegria das pessoas que, a partir dali, podem refrigerar sua alimentação, seus filhos estudarem. Então, realmente, é uma satisfação muito grande de ver que é um programa de grande sucesso.

Luiz Fara: Quais são os critérios, ministro, que o governo está usando para fazer essa ligação elétrica?


Ministro Silas Rondeau
: Quem não tem energia e está no meio rural, pode procurar a concessionária que atende a sua comunidade e fazer a solicitação. Imediatamente isso é encaminhado para a coordenação regional e dado o provimento através de um comitê estadual.


Luiz Fara
: Você está ouvindo o "Café com o Presidente". Hoje falamos sobre o programa Luz para Todos.


Lula
: Silas, uma pergunta que eu tenho muita curiosidade. Eu, até os sete anos de idade, vivia à base do candeeiro. Portanto, eu tenho noção do que significa uma pessoa viver à base do candeeiro. Eu lembro que eu voltei à minha terra natal 27 anos depois. Em 1979, eu lembro que quando a minha tia recebeu luz na casa dela, ela até saiu correndo da cozinha porque era tanta claridade. Ela dizia que tinha ficado cega de tanta claridade nos olhos dela. Esse programa, Silas, a Eletrobrás e o nosso ministério têm acompanhado o desenvolvimento, ou seja, na hora que chega luz na casa de uma pessoa, o que acontece no dia seguinte, na semana seguinte, no mês seguinte na casa dessa pessoa?


Ministro Silas Rondeau
: Nós temos feito sim um acompanhamento. É muito interessante como muda completamente a vida dessas pessoas. É como o senhor falou, logo aquela pessoa está motivada a comprar uma geladeira ou uma televisão. É engraçado, é importante, é compensador, é envolvente essa questão agora na Copa. Quantas e quantas famílias estão vendo pela primeira vez, tendo condições de ver os jogos do Brasil. Isso acontece em comunidades quilombolas. Está acontecendo em comunidades indígenas. Essas comunidades dificilmente teriam a oportunidade de estar tendo acesso a isso. Isso é o que acontece no dia seguinte.


Luiz Fara
: Está certo, ministro. Presidente, a gente está falando aqui de energia. Vamos falar um pouquinho, então, da força da seleção brasileira ontem. O senhor que acha que houve aí um avanço em relação ao primeiro jogo contra a Croácia? O que o senhor achou de Brasil dois, Austrália zero?


Lula
: Olha, eu acredito que o jogo de ontem, a impressão que eu tive é que chegou luz para todos na seleção brasileira porque ela melhorou. Quem assistiu ao jogo, percebeu que houve um esforço maior dos jogadores. Eles correram mais. Eu acredito, Luiz, que nós estamos vivendo um momento de muita tensão. Eu, por exemplo, há muito tempo não ficava tão nervoso e tão tenso com um jogo do Brasil.  Mas eu acho que a tendência natural, como nós conhecemos os jogadores brasileiros e sabemos que grande parte deles são os melhores jogadores do mundo, a expectativa é que eles melhorem a cada jogo. Eles estão, eu acho que imbuídos do desejo de ganhar essa Copa. Eu acho que o sofrimento valeu a pena. Eu acho que valeu 2×0. Todos nós esperávamos um pouco mais. Aliás, é próprio do brasileiro: estamos sempre esperando um pouco mais. A tendência natural é o Brasil jogar mais, é o Brasil marcar mais gols e é o Brasil chegar à final para ser campeão do mundo.


Luiz Fara
: Obrigado, presidente. Obrigado, ministro. Até semana que vem.


Lula
: Obrigado a você, Luiz.


Ministro Silas Rondeau
: Obrigado, Luiz. Obrigado ouvintes.


Luiz Fara
: O "Café com o Presidente" fica por aqui. Ouça o programa também na internet: www.radiobras.gov.br. Um abraço para você.