Iraque: Ofensiva americana em Ramadi mata mais civis

Soldados do exército de ocupação americano e seus auxiliares das forças de segurança iraquianas estabeleceram neste domingo postos de controle nas estradas que dão acesso a Ramadi, em uma operaç&atilde

Sob o pretexto de que a suposta organização terrorista al-Qaida estaria escondendo seus militantes na cidade, além da resistência laica, os americanos lançaram uma operação militar que já desalojou mais de 5 mil civis de Ramadi.

Várias famílias iraquianas fugiram de Ramadi após a morte de Zarqawi, temendo que as tropas americanas lançassem uma ampla ofensiva contra a cidade.

Segundo fontes da Organização do Crescente Vermelho do Iraque em Faluja, 50 quilômetros a oeste de Bagdá, esta cidade recebeu mais de 5 mil famílias procedentes de Ramadi.

Os temores de uma grande ofensiva contra a resistência aumentaram após a notícia sobre a mobilização de cerca de 1.500 soldados americanos em al-Anbar, provenientes do Kuwait.

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, anunciou um "plano de segurança" anti-resistência em Bagdá e em algumas províncias vizinhas, o que também foi interpretado como um aviso de agressão contra Ramadi.

Em novembro e dezembro do ano passado, às vésperas das eleições parlamentares iraquianas, a cidade foi alvo de várias operações militares. A ação atual é interpretada por iraquianos como uma vingança pelo suposto seqüestro de dois soldados americanos, desaparecidos após um ataque na última sexta-feira cometido pela resistência contra uma patrulha militar na cidade de Al Yusefiya, 30 quilômetros ao sul de Bagdá.

Segundo informações da organização Crescente Vermelho, sete civis teriam morrido desde que o suposto seqüestro teve início.

Enquanto isso, foram registradas várias ações de violência em Bagdá, onde três civis morreram e sete policiais ficaram feridos, em dois ataques a oeste e ao sul da capital, um deles com carro-bomba.

Além disso, dez trabalhadores de uma padaria do bairro de Kadamiya, no norte de Bagdá, foram seqüestrados hoje por desconhecidos.

Segundo a Polícia, nove cadáveres foram encontrados com sinais de tortura nas últimas horas em Bagdá.

Com agências internacionais