Annan diz que Irã leva a sério oferta do CS e da Alemanha

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, disse hoje que o Governo iraniano está levando "muito a sério" a oferta dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha sobre a crise nuclear provocada pelos Es

Em entrevista coletiva conjunta com o primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, Annan pediu ao governo iraniano que responda de forma construtiva à proposta do sexteto e defendeu que a única solução possível é o diálogo.

Annan se mostrou prudente sobre a situação no Sudão, apesar do acordo alcançado entre o Governo e representantes da facção do Movimento de Libertação do Sudão (MLS), apoiados pelos EUA, há um mês, e lembrou que ainda faltam muitos passos para conseguir a paz.

Rasmussen destacou que a Dinamarca está preparada para destinar uma verba para a reconstrução do Sudão e que considera "positivo" o envio de tropas a este país africano, caso a ONU a solicite.

O secretário-geral das Nações Unidas se mostrou partidário de aumentar a contribuição para estabilizar a situação econômica e institucional no Iraque e convocou os palestinos a resolver suas diferenças internas para avançar no conflito palestino-israelense.

Em seu comparecimento público, Annan destacou que tinha sido superada a "desconfiança" entre os diferentes países e que a "ambiciosa" reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas ia para frente.

Também fez um chamado de advertência genérica aos Governos para que a chamada "luta contra o terrorismo " internacional não sirva para minar os direitos humanos.

Annan foi a Copenhague para pronunciar um discurso na Conferência Bienal do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Na residência de verão do primeiro-ministro dinamarquês, Annan manteve uma reunião com Rasmussen e os ministros de Assuntos Exteriores e Cooperação, Per Stig Moeller e Ulla Toernaes, respectivamente. 

Com agências internacionais