Estivadores lançam movimento pela aposentadoria especial

O Sindicato dos Estivadores está propondo uma paralisação dos serviços portuários em todo o País, começando por Santos, para forçar o Congresso Nacional a votar o projeto de lei de autoria da


A idéia da greve nacional está sendo defendida pelo presidente da Estiva, Rodnei de Oliveira Silva, que vai expor o assunto na próxima reunião entre os dirigentes dos 10 sindicatos de trabalhadores portuários marcada para segunda-feira.

"Nesse encontro, vamos elaborar um ofício para ser encaminhado à Federação Nacional dos Portuários que convocará o Conselho Nacional dos Estivadores, em Brasília, para mobilizar a categoria nos demais estados".

Rodnei explicou que o benefício foi retirado sem maiores explicações no final do Governo de Fernando Henrique.

"Queremos uma posição do Governo, pois o projeto que restitui a aposentadoria especial está parado no Congresso. Quem acabou com esse direito da categoria deve imaginar que os portuários trabalham em ambientes com carpetes, pois desconhece que, na maioria das vezes, o serviço é realizado em locais insalubres e perigosos".

O presidente do Ogmo, José Manoel da Silva, considera que a aposentadoria especial iria motivar os trabalhadores mais antigos, possibilitando uma redução natural do quadro de pessoal.

"Com a modernização dos equipamentos, o serviço portuário deixou ser manual", disse ele, salientando que a reivindicação não é apenas da estiva, mas de todos os trabalhadores portuários do País.
Multifuncionalidade

O presidente do Ogmo afirmou também que a apartir de 1º de julho serão abertas as inscrições para os avulsos interessados em se habititar para o trabalho outras funções.

José Manoel comentou que já está sendo preparada uma bancada de examinadores, com a participação de trabalhadores experientes e do Ogmo, para fazer os testes. A intenção é dar oportunidade a quem já executa o trabalho, mas ainda não tem habilitação.