Carta à militância do PCdoB em Minas Gerais

"Recomendamos o nome da camarada Jô Moraes, para recuperar o nosso mandato federal. Penso que a camarada Jô, reúne todas as condições políticas, ideológicas e morais; digna da honra comunista, para exatamente retomar no

Aos Dirigentes Partidários, aos Pré-Candidatos e aos Coordenadores de Campanha e a todo o Contingente Militante do PC do B Mineiro.

A partir de hoje, já podemos contabilizar que menos de 4 meses nos separa da data das eleições gerais que começa em todo o Brasil e em Minas Gerais. Vive no país e em Minas um intenso período de negociações, articulações e mobilizações em torno das convenções eleitorais.  Destaca-se que o PC do B é parte integrante desse turbilhão político em desenvolvimento. Para os comunistas, esse é um momento  extremamente especial, pois, pela primeira vez, na condição de situação, as forças democráticas, populares, socialistas, comunistas e nacionalistas vão disputar as eleições gerais contra as elites brasileiras financeirizadas.

Realço que é fundamental compreender o contexto e as circunstâncias políticas que caracterizaram o desenvolvimento do governo LULA. O nosso governo. No geral um governo que teve resultados positivos. Decorrente daí, impõe-se aos comunistas apontar para a necessidade de sua defesa, bem como, lutar para avançar ainda mais, tendo no centro a bandeira do DESENVOLVIMENTO do país, com mais soberania, mais democracia e, sobretudo, maior distribuição de renda com valorização do trabalho. No nosso entender, esses avanços só serão possíveis com ampla união de forças políticas compromissadas com esse projeto. Definitivamente, não são as forças capitaneadas pelo PSDB e PFL que darão conta desses desafios. Pelo contrário, o núcleo de forças que reúne as condições políticas, ideológicas em defesa do povo brasileiro e de uma nação soberana é exatamente o PC do B, o PT, o PSB, bem como, alguns setores avançados do PMDB. Nesse rumo, é fundamental a consolidação desse núcleo como articulação decisiva para elaborarmos uma NOVA CARTA AO POVO BRASILEIRO, assegurando-lhes as conquistas sociais já em curso, uma maior inclusão social com crescimento econômico e emprego.

Quanto à Minas, o Partido salienta que é preciso desde já consolidarmos uma frente política que possa garantir um NOVO PROJETO POLÍTICO, ADMINISTRATIVO E ECONÔMICO para o Estado. Para isso é preciso persistir no combate à concepção tecnocrata de estado instalada temporariamente no Palácio da Liberdade. Desconstruir com argumentos o mito de que o governo Aécio foi democrático, moderno e inovador é uma questão da ordem do dia. Quanto a isso, a realidade dos fatos diz ao  contrário; o discurso do Déficit Zero não passa de uma grande peça publicitária mentirosa, pois a dívida atual do Estado com a União chega a 45 bilhões de reais, e pior; se nada for feito os ¹ estudos realizados projeta um crescimento da dívida para 73 bilhões de reais em 2013, conforme o Sindifisco. É verdade que o Estado cresceu economicamente, mas esse crescimento foi para os ricos e não para os pobres; a demonstração clara disso é que durante o governo Aécio os investimentos sociais (saúde, educação, saneamento, segurança) tiveram cortes médios em 19%. É notório o crescimento da concentração de renda no Estado, ou seja, nesse governo não houve inclusão social e valorização daqueles que vivem do trabalho.

Por tudo isso, é necessário imprimirmos uma intensa jornada de debates para podermos desconstruir esse mito criado em torno da imagem do Aécio. Isso significa dizer que teremos de travar uma grande batalha política e ideológica contra essa concepção vigente no Palácio. O Governo Aécio não é imbatível.

Quanto às providências  partidárias, penso que é necessário o seguinte:

a) Todo o contingente partidário deve se mobilizar em torno de reuniões eleitorais amplas; b) Todo comitê municipal com candidatura ou não deve planejar sua meta de votos como contribuição concreta nessa batalha; c) Todos os militantes devem a partir de agora conceber a campanha eleitoral com máxima prioridade de sua ação, isso significa: que todos os dirigentes sindicais, nossos intelectuais, nossos líderes comunitários, nossas feministas, nosso trabalho cultural e ambiental, nosso trabalho na Unegro, nossos líderes juvenis, nossos líderes militares e nossos líderes estudantis devam assumir daqui por diante e cada vez mais responsabilidade de coordenação de campanha eleitoral e não de suas áreas específicas. Todo militante e filiado deve mapear os amigos, os companheiros de trabalho, escola, de moradia e pedir o voto para nossos candidatos, através desse trabalho, indica-se a necessidade de constituir o Comitê LULA/NILMÁRIO sob nossa influência e capitalizar politicamente, partidariamente e eleitoralmente. Transformar tudo isso em votos concreto para a candidatura Jô Moraes e nossos candidatos Estaduais é o objetivo. Todo militante deve disponibilizar para as coordenações de campanha e ou aos respectivos comitês partidários suas agendas de nomes pessoais, sua listagem de e-mails e todo contato que durante a campanha obtiver.

Destaco que a militância é decisiva nessa batalha. Esse é o nosso diferencial, sobretudo, numa campanha apontada para ocorrer com poucos recursos financeiros, por isso mesmo, ninguém pode ser dispensado desse histórico desafio.

Bem Camaradas! Tenho falado que essa será a batalha mais difícil e mais complexa para os comunistas em Minas, pois diante do quadro de força política desenhada e com base em nossa realidade partidária, o CE acabou de aprovar que marcharemos nessa batalha eleitoral  com Chapa Própria para deputado estadual e buscaremos uma coligação com o PT para deputado federal. Aprovamos também que é importante disputar um cargo majoritário na Chapa em construção.

Nesse rumo, recomendamos o nome da camarada Jô Moraes, para recuperar o nosso mandato federal. Penso que a camarada Jô, reúne todas as condições políticas, ideológicas e morais; digna da honra comunista, para exatamente retomar nosso mandato federal que nos foi tirado dolorosamente. Foram duas gerações de quadros dedicados a construir uma liderança que nos deixou sem grandes explicações.

Por tudo isso, tenho sustentado que o êxito de nossa tática eleitoral, passa muito pela justa orientação política. Contudo, a nossa têmpera revolucionária, a convicção na força de nossos ideais, a dedicação e o comprometimento de todo o contingente militante nessa luta que se inicia é fundamental. Seguramente, a vitória eleitoral dos comunistas mineiros, ganhará significado indelével, marcante e histórico.- Vocês Camaradas – já são protagonistas desse feito, assuma sua trincheira, vamos ao combate com nossa política, pois sua militância consciente e sua dedicação tremulam na bandeira e no vermelho do Partido Comunista do Brasil. Vamos eleger Jô Federal e uma bancada de deputados estaduais, realizando uma grandiosa Convenção Estadual. Até a vitória.

Saudações Socialistas e um Forte Abraço.

 

Zito Vieira
Vice-Presidente e Secretário de Organização do PCdoB-MG
¹ Revista do Sindifisco – maio/2006