Daily Telegraph: Chefe de polícia mentiu ou foi mal informado sobre Jean

O jornal britânico Daily Telegraph traz editorial nesta terça-feira no qual afirma que o comissário Ian Blair, o chefe da Polícia Metropolitana de Londres, "ou mentiu ou estava mal informado" sobre o assassinato do brasilei

O jornal disse também que só será possível chegar a uma conclusão após a divulgação do relatório independente sobre a operação que resultou no assassinato do brasileiro.

Jean Charles de Menezes foi assassinado a tiros por policiais à paisana na estação de metrô de Stockwell, no sul de Londres, em 22 de julho de 2005, um dia após os ataques a bomba frustrados realizados contra o sistema de transporte da cidade. Pouco após a operação, Ian Blair afirmou que o homem morto no metrô era um "suspeito de ligação" com os autores dos atentados de 7 de julho, em Londres. Somente no dia seguinte a polícia informou que a pessoa morta na operação não tinha ligações com os ataques.

Outro diário britânico, o The Guardian, traz editorial sobre o mesmo tema nesta terça. O texto elogia o comissário. Diz que ele "foi o mais importante renovador da Scotland Yard nos últimos anos e fez reformas difíceis e necessárias" dentro da polícia, o que explica que ele tenha feito inimigos. De acordo com o jornal, estes inimigos "cooptaram parte da mídia em sua campanha".

Mas o diário acrescenta que o grupo que apóia Blair não deve dar ao comissário um "salvo conduto" e acrescenta que ele "cometeu erros que merecem críticas. Ele tem de responder pela avaliação de operações – muitas vezes feitas no calor do momento – da maior organização policial do país”.

O Guardian também traz críticas à Comissão Independente de Queixas contra a Polícia – o órgão que formulou o relatório independente sobre a ação policial no metrô de Stockwell e que está em vias de publicá-lo. O diário critica o fato de o IPCC ter supostamente vazado a íntegra do dossiê para um tablóide londrino que costuma pagar por reportagens exclusivas.

Com informações da BBC Online