Convenção Eleitoral de Belo Horizonte retrata a multiplicidade do Partido em Minas Gerais.

Com mais de 120  credenciados, dos mais diversos setores do movimento social,  o PCdoB de Belo Horizonte realizou no sábado(10) sua Convenção Eleitoral, na Câmara dos Vereadores de belo Horizonte. A Convenção di

Em um clima de muita unidade, os militantes puderam ouvir da Presidente Estadual do Partido, a Deputada Estadual Jô Moraes, apresentar as diretrizes do Projeto Nacional e Estadual para eleições de 2006, que tem como centro reeleger Lula Presidente do Brasil.
 
A Deputada destacou que em Minas Gerais, o Partido vem construindo em conjunto com o PT, PRB, PMDB e o PTN uma alternativa ao Projeto neoliberal do governador Aécio Neves, através da candidatura a governador do ex- Ministro Nilmário Miranda. Quem vem somando forças com os movimentos  sociais para dar a Minas um novo modelo de desenvolvimento e que privilegie o trabalhadores as setores  mais carentes do nosso Estado. “O Governador Aécio Neves é a expressão do projeto neoliberal no Estado, um projeto que privilegia as elites e que não tem compromisso nenhum com os trabalhadores que é sustentado pelo forte apoio da mídia” comenta a Deputada Jô Moraes, que é pré-candidata a Deputada Federal,
 
A Deputada destaca ainda, que o PCdoB reivindica sua participação na chapa majoritária, não apenas pela sua tradição nas lutas do povo, mas pelo papel que joga na sustentação do governo Lula, “Demos nosso apoio ao PT até nos momentos mais difíceis, encaramos a crise política, nos temos qualidade política e muito para contribuir nessa disputa.” O PCdoB propõe o nome de Gilse Cosenza, Presidente Municipal do PCdoB e Coordenadora Estadual do CEBRAPAZ, ao cargo de Vice-Governadora”
 
A tática do Partido em Belo Horizonte foi apresentada pela Presidente Municipal do Partido Gilse Cosenza. Ela ressaltou a importância e a responsabilidade dos militantes da capital de realizar uma grande campanha para retomar o mandato federal através da Candidatura de Jô Moraes,  que será candidata única do Partido à Câmara federal.
 
A Presidenta destacou também, a importância de manter o Mandato Estadual para os  comunistas, “ Ficamos 48 anos fora desta casa, depois de muita luta elegemos Jô Moraes, e agora, vamos manter esse espaço com nossas próprias forças, sem depender de nenhuma coligação, isso demonstra o crescimento e amadurecimento do nosso Partido”.
 
Gilse lembrou ainda, que a capital é diferente de todos os outros municípios, pois eles tem  tem apenas um candidato na cidade, em Belo Horizonte serão 6 candidaturas que disputarão o pleito, na perspectiva de cobrir todo o município, na sua multiplicidade e complexidade. As candidaturas em Belo Horizonte, foram estudadas, em conjunto com o Secretariado Estadual, a partir de setores sociais, como trabalhadores sindicalistas, educação, saúde, movimento comunitário, movimento de mulheres, segurança pública e juventude.
 
Gilse apresentou os nomes dos 6 pré-candidatos que serão levados à  aprovação da Convenção Estadual, são eles: O Vereador Paulão, Bruno Burgarelli, ex Coordenador do Procon e diretor do Sindicato dos Professores, Jota Lacerda, ex-Presidente da CUT e da Coordenação da Corrente Sindical Classista Mineira, o Vereador de Betim e médico Geraldo Pimenta, Wadson, Presidente Nacional da UJS, e da possibilidade da Sargento Rosilene que é da Polícia Militar e do Movimento Popolar da Mulher, MPM.
 
A Convenção elegeu os delegados de Belo Horizonte à Convenção Eleitoral de Minas Gerais do PCdoB, que será realizada no dia 24 de Junho, a partir das 09 horas da manhã, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, no Bairro Santo Agostinho em Belo Horizonte. 
 
De Belo Horizonte
Wellington Santos