Multidão pede renúncia do presidente de Taiwan

Milhares de pessoas foram às ruas da capital de Taiwan pelo segundo final de semana consecutivo no sábado pedindo a renúncia do presidente Chen Shui-bian, em meio ao escândalo financeiro envolvendo membros de sua família.

Com cartazes e bandeiras nas mãos, os protestantes gritavam: "Se você é corrupto, o que precisa fazer? Renuncie!". As ruas em torno do gabinete presidencial em Taipé estavam repletas de gente. Os índices de aprovação do presidente da ilha separatista chinesa despencaram para os menores patamares do governo. O genro de Chen foi detido no mês passado, suposto de usar informação privilegiada no mercado financeiro.

A primeira-dama é alvo de acusação de ter recebido dinheiro de forma ilegal. O presidente separatista alega que a oposição está tentando tirá-lo do poder por ter perdido as eleições de 2000 e 2004. Na última pesquisa realizada pelo canal de televisão TVBS, 53 por cento dos entrevistados queriam que ele renunciasse e 66 por cento disseram que ele não era a pessoa certa para ocupar a Presidência.

Com agências