Cuba denuncia tráfico de pessoas comandado pelos EUA

O presidente cubano, Fidel Castro, disse que em Cuba o tráfico de pessoas com apoio do exterior, fundamentalmente da Flórida (Estados Unidos) e México, aumentou contando com a "impunidade e descontrole" das autoridades dos dois país

A denúncia foi feita durante um ato que hoje foi transmitido pela TV nacional cubana. "A modalidade mais perigosa de saída ilegal, por sua conotação política e social, é a que recebe apoio do exterior, e que mantém uma tendência de aumento", disse o líder revolucionário. "Em 2000 ocorreram 470 saídas ilegais com apoio do exterior, com 3.469 participantes. Em 2005, o número subiu para 713, com 7.644", contou.

Ele acrescentou que entre janeiro e abril deste ano "foram detectados 331 casos, com 3.854 participantes". O presidente cubano afirmou que as expedições rumo a Cuba são organizadas "fundamentalmente" na Flórida e no México. "Toda a atividade transcorre num ambiente de impunidade e descontrole por parte das autoridades dos dois países", disse.

Ele afirmou que a atividade é organizada por "redes cuja formação não é recente, e se dedicavam anteriormente a atividades de narcotráfico e a tarefas para as organizações contra-revolucionárias no exterior". Fidel Castro afirmou que apesar do custo "de US$ 10 mil por pessoa", os envolvidos no tráfico em território cubano recebem valores "ínfimos". E anunciou que Cuba está disposta a "promover o confisco imediato de todo veículo que participe destas ações".

 

Com agências