Militares e parlamentares apoiam Rebelo no conflito da Câmara

Os três comandantes das Forças Armadas; o vice-presidente da República, José Alencar, e o ministro da Defesa, Waldir Pires, parabenizaram o presidente da Câmara, deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), pela atitude firme durante os

O grupo, dissidente do MST, arremessou pedaços de pau e pedras em portas de vidro, destruiu terminais de informações e ocupou o Salão Verde. Cerca de 30 servidores foram feridos, um deles com gravidade.

Na contramão da aprovação dos comandantes das Forças Armadas, de parlamentares e de representantes de vários setores, no entanto, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) criticou a atitude de Rebelo e, em meio a apologias ao regime de 1964, chegou a afirmar, no plenário do Senado, que teria sido necessário "uma ação militar" no conflito.

Jurista, o deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP) confirmou que a atitude de Rebelo foi correta e criticou ACM . "É evidente que pessoas que ainda vivem no clima do autoritarismo tendem a ter uma impressão diferente desta, mas o respeito ao estado de direito e à democracia exigem postura como essa tomada pelo presidente Aldo Rebelo, que conseguir contornar o problema e uma situação complicada sem uso de violência".

Para o deputado Paulo Delgado (PT-MG), "a democracia estável se faz com moderação e firmeza, com o cumprimento da lei. Na marra se constrói o autoritarismo e amplia-se a circulação da desordem".

Aplausos

Segundo o vice-presidente da República, a atitude de Aldo Rebelo merece aplausos. José Alencar ressaltou que o vandalismo poderia ter provocado inclusive a perda de vidas e que Aldo teve uma atitude exemplar. "Com a sua atitude firme, responsável, demonstrando uma autoridade que, obviamente cabe ao presidente de uma Casa como a Câmara, ele deu uma prova de que é um brasileiro capaz, à altura para assumir qualquer missão neste país", afirmou.

Aldo Rebelo disse acreditar que o protesto teve características de algo preparado para conseguir publicidade. No entanto, destacou que o episódio não deve desmoralizar os movimentos sociais legítimos do país. "Há movimentos sociais que lutam por direitos, por igualdade. O que está desacreditado é o método da violência e da depredação do patrimônio", ressaltou.

Segundo o vice-presidente da República, a atitude de Aldo Rebelo merece aplausos. José Alencar ressaltou que o vandalismo poderia ter provocado inclusive a perda de vidas e que Aldo teve uma atitude exemplar. "Com a sua atitude firme, responsável, demonstrando uma autoridade que, obviamente cabe ao presidente de uma Casa como a Câmara, ele deu uma prova de que é um brasileiro capaz, à altura para assumir qualquer missão neste país", afirmou. Aldo Rebelo disse acreditar que o protesto teve características de algo preparado para conseguir publicidade. No entanto, destacou que o episódio não deve desmoralizar os movimentos sociais legítimos do país. "Há movimentos sociais que lutam por direitos, por igualdade. O que está desacreditado é o método da violência e da depredação do patrimônio", ressaltou.

Fonte: Informes PT