Venezuela aprova participação de observadores internacionais

A direção do Conselho Eleitoral venezuelano (CNE) aprovou o convite a observadores internacionais para participarem das eleições presidenciais marcadas para 3 de dezembro. Um comunicado emitido hoje afirma que a aprova&cc


O programa agrupou os temas em três fases. A primeira delas até 15 de junho envolverá todas as propostas relativas ao Registro Eleitoral e incluem auditorias, financiamento e aspectos legais. No segundo turno, de 15 a 30 de junho, se discutirão os temas da automatização, normas e regulação da campanha eleitoral e centros de votação, da mesma forma que as normas de propaganda e publicidade, entre outros.

O último período durará de 1 a 15 de julho, para analisar questões referentes à segurança do processo e a relação do Plano República, que inclui a participação de efetivos da Guarda Nacional e policiais para cuidar da ordem pública. A CNE também acordou estabelecer um mecanismo de enlace e comunicação entre o organismo e os partidos, a fim de manter aberta a comunicação durante o processo.

Igualmente o poder eleitoral criará em seu site um módulo de acesso restringido para tramitar exigências, observações e atender petições. Sobre o financiamento público o CNE manifestou que espera o pronunciamento do Tribunal Supremo de Justiça neste tema que será acolhido e acatado.

Da Redação

Com agências.