PMDB adia jantar com Lula após decisão do TSE de “engessar” coligações

A direção do PMDB decidiu desmarcar o jantar que teria hoje com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O adiamento foi motivado pela decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de endurecer aplicação da regra da vertic

O senador Ney Suassuna (PB) disse que o partido precisa primeiro entender a decisão do TSE para depois discutir eventuais coligações eleitorais. "Não tinha como [o jantar] acontecer hoje. Ninguém sabe direito o que significa a decisão do TSE. Cada hora tem uma regra diferente."

Na opinião do presidente do PMDB, Michel Temer, a decisão do TSE fortalece a tese da candidatura própria do partido à Presidência. "Ter ou não ter candidato, tanto faz para o PMDB", afirmou ele dizendo que o partido ficará engessado de tendo ou não candidato.

Suassuna e Temer entendem que o melhor para o partido agora é adiar a convenção de domingo, que decidiria se o PMDB iria ou não desistir da candidatura própria. O grupo do ex-governador Anthony Garotinho conseguiu uma liminar que mantém a convenção para domingo. O grupo governista –representado por Suassuna– é contrário à candidatura própria e defende que o partido fique livre para fechar coligações nos Estados.

Na segunda-feira, Lula se reuniu com integrantes do PMDB para discutir um eventual apoio do partido à candidatura petista. Mas o PMDB avisou no encontro que não poderia dar um apoio formal por conta dos diferentes interesses regionais do partido.

Fonte: Folha Online