Aspectos técnicos impedem legalização de partido basco

"A legalizção da organização basca Batasuna é somente um aspecto técnico do problema maior, que é o processo de normalização democrática das Terras Bascas (Euskal Herria)", diss

O líder da esquerda abertzale (patriota), entrevistado pelo jornal espanhol El País, mostrou disposição sobre o um retorno à legalidade, que para ele é uma condição seja necessário para sentar-se à mesa de negociação com outros partidos.

Segundo publicou o jornal, Otegi declarou que esse tema, como o dos prisioneiros ou do desarmamento, são aspecto técnicos do processo, cujos nós a desatar para obter a paz passam pela autodeterminação, pela territorialidade e pelo respeito ao que for decidido pelos bascos.

A afirmação foi feita depois que o líder basco reuniu-se com o líder do partido norte-irlandês Sinn Fein, Gerry Adams, com quem fez uma intervenção sobre o ácido debate ocorrido ontem no Congresso, que terminou com a ruptura do Partido Popular (de direita) com o Partido Socialista Operário Espanhol (social-democrata) e o governo.

O líder do Partido Socialista em Euskadi (PSE), Patxi López destacou que os acontecimentos abalaram a próxima reunião que manterá com a esquerda abertzale, qualificando de "infâmia" os insultos proferidos na véspera pelo secretárigo-geral do PP, Angel Acebes.

Otegi disse que o Batasuna ruma lentamente para a legalização, embora admita que "não é a prioridade", mas começa a aceitar que o tema seja discutido na próxima reunião com o PSE, "para que o diálogo seja construtivo", assinalou.

De acordo com o El País, analistas do processo aberto após o cessar-fogo permanente do ETA entendem que a "recuperada a confiança em Zapatero", pelo presidente José Luis Rodríguez, "o caminho ao diálogo político, com a legalização do Batasuna, terá um rumo positivo", sublinha o jornal.

O diário destacou que o íder do Sinn Fein lembrou que, no passado, seu partido e o Congresso Nacional Africano, do expresidente da África do Sul Nelson Mandela, também passaram pela ilegalidade, "e hoje isso não existe mais". Para ele, com o Batasuna acontecerá "do mesmo modo", porque está na natureza do processo.

Adams e Otegi se reuniram em um hotel de Bilbao, para reforçar o discurso do Batasuna a favor do diálogo.

A ruptura de relações do PP com o presidente Rodríguez Zapatero foi abordada por Otegi, quem disse que o objetivo dessa contenda é "descarrilhar a esperança, frustrar o processo aberto pelo cessar-fogo do ETA e tratar de ganhar as eleições em cima do fracasso do governo espanhol".

Fonte: Prensa Latina