9º Concut: Articulação consegue ratificar manobra no Cecut-BA

Estão mantidos os resultados irregulares do último Congresso da CUT-BA. Em votação realizada pelo 9º Concut nesta terça-feira (06/06), a maioria dos delegados não aprovou o recurso da Corrente Sindical Classis

João Batista Lemos, coordenador nacional da CSC, lamentou a rejeição ao recurso, mas enfatizou que a causa obteve apoio de outras correntes sindicais. “Não foi só a CSC que julgou a intervenção da CUT Nacional na Bahia como um erro gravíssimo.”

Presidida por Wagner Gomes, vice-presidente da central, a primeira Mesa Coordenadora de Trabalhos do 9º Concut ficou responsável pela votação dos poucos recursos apresentados ao plenário.

O destaque ficou justamente para o pedido da CSC, que, ao ser apresentado, recebeu vaias dos delegados da Articulação. A reposta veio durante as intervenções de defesa da ArtSind — momentos em que representantes da Corrente Sindical Classista protestavam com vigor semelhante.

E o clima de hostilidade permaneceu por quase 25 minutos.
Fazendo-se valer de sua superioridade numérica em plenário, a Articulação conseguiu derrubar o recurso. A votação foi feita mediante levantamento de crachás. Os delegados, em sua maioria, preferiram manter o resultado, em “clara vantagem visual”, atestada por Wagner Gomes.

Estima-se que a ArtSind tenha entre 60% e 65% dos delegados ao Concut, enquanto a CSC responde por até 20%. O que houve na Bahia — segunda base mais forte da CSC — prejudicou as negociações entre as correntes para o encontro nacional da CUT, que vai até sexta (9).

De São Paulo,
André Cintra