PCdoB marca posição política em Itabira

O PCdoB de Itabira realizou no último dia 4, domingo, sua Convenção Municipal. O evento aconteceu no Auditório da Sede da Associação das Vilas Unidas da Vila Piedade.

O objetivo principal da Convenção foi homologar a pré-candidatura de Edílson de Magalhães Lopes, mais conhecido como Edílson da Natrium, que concorre a uma vaga no Legislativo de Minas Gerais. Edílson Lopes, recém ingressado nas fileiras do Partido, assume a liderança do partido no município, com o propósito de se eleger deputado por Itabira.
Uma tarefa nada fácil, se for considerado o número de candidatos que postulam essa condição de representante do município. Há que considerar, entretanto, que a população itabirana anda bastante descrente com o atual quadro político e com o mar de lama que  os políticos se viram envolvidos recentemente. Embora muitos sonhem com a possibilidade de emergir em meio a tanta corrupção dos últimos tempos, um candidato que realmente possa vir a herdar a vaga deixada por Luis Menezes (in memoriam), e cumprir o papel de representante do município na Assembléia Legislativa. 
“É nesse quadro político de tantas indecisões que o PCdoB se apresenta à população para jogar esse papel importante em defesa do município, com a responsabilidade de partido sério, histórico e comprometido com a luta social, de classe, defendendo as causas do trabalhador, da juventude, dos negros, da mulher e junto à intelectualidade”, afirma Edson da Cruz, presidente do Partido em Itabira.
 
Edilson vai a Convenção Estadual

“Hoje ao colocar o meu nome para apreciação da população itabirana pleiteando uma vaga ao Legislativo de Minas, estou ciente da responsabilidade de minha pré-candidatura a essa vaga. Sabemos que é um grande desafio que teremos pela frente. Mas o PCdoB não pode e nem deve se curvar.  Somos um partido de luta, democrático, que tem dado mostras, ao longo de seus 84 anos de existência, de fidelidade partidária com a população brasileira. E sei que, aqui em Itabira não será diferente. Não vamos decepcionar o eleitorado itabirano e, extensão maior, população daqui e região circunvizinha”, comentou Edílson à nossa reportagem.

Militancia prestigia a Convenção

A militância do PCdoB lotou o auditório da Associação das Vilas Unidas da Vila Piedade para participar da Convenção Municipal, que homologou o nome do pré-candidato, Edílson de Magalhães Lopes, Edílson da Natrium, para disputa de uma vaga no partido no dia 24 de junho em Belo Horizonte.
Além da Militância, políticos do bloco de esquerda prestigiaram o acontecimento. Estiveram presentes o presidente da Associação das Vilas Unidas, Raimundo Eleotério; o médico e ex-candidato a prefeito no pleito passado em Itabira pelo PAN,  Dr. Damon Sena, o presidente do PAN, Jadirão, o presidente do Partido Verde, Roberto Quintão e a presidente estadual do PCdoB, Jô Morais.
 
A Convenção teve início às 10 horas e participaram da mesa-diretora, o Presidente Municipal do Partido, Edson da Cruz Lopes, a Presidente Estadual do Partido, Jô Morais, o pré-candidato Edílson de Magalhães Lopes, além dos convidados: o presidente do PAN, Jadirão e Roberto Quintão, presidente do PV.
O presidente PCdoB, Edson da Cruz assumiu os trabalhos e ao fazer uso da palavra deu as boas-vindas aos presentes. Fez uma retrospectiva do partido e de seu compromisso de organizá-lo e estruturá-lo. Agradeceu o apoio da militância que tem colaborado para que as ações tenham acontecido de forma favorável. Fato que vem acontecendo e a Convenção Municipal é uma mostra clara de seu desempenho à frente do partido no município.
Em seguida ele passou a palavra a Jô Morais que fez uma análise da conjuntura. Elogiou a Vale do Rio Doce pela abertura de novas frentes de trabalho ao contratar mais 400 empregos diretos, beneficiando a população e aproveitou o momento para denunciar “a cláusula de barreira”, que passa a vigorar no ano que vem. Cláusula esta que limita os partidos que não obtiverem 5% (cinco por cento) de votos nacionais. O que poderá restringir aos partidos o direito ao acesso a programas de TV´s, rádios, recursos do fundo partidário e à representação de liderança nas comissões legislativas.
Segundo Jô, com esta medida, um dos partidos que se veria ameaçado é exatamente o PCdoB. Com seus 84 anos de existência, esse partido já deu heróis à historia do Brasil na luta pela liberdade e pelo progresso. Hoje, embora com presença pequena nos parlamentos é um partido que tem ampla atuação nas instâncias da sociedade através dos movimentos.
Jô conclui dizendo que tem a certeza de poder contar com a solidariedade de todos os democratas e, em especial, dos itabiranos para reverter esse quadro perverso que atende a, tão somente, os interesses das elites dominantes. “Temos de acreditar naqueles que produzem e nos que trabalham, nos que acreditam na ciência, para garantir a voz do PCdoB nessa dura luta para construir um país soberano, democrático e de justiça social”.
O próximo a assumir a fala foi o pré-candidato Edílson Lopes. Ele saudou os presentes e falou de sua satisfação em fazer parte deste momento histórico do PCdoB em Itabira. Em seguida, ele procurou enumerar os motivos que o levaram a colocar seu nome à disposição do partido em favor dos interesses de Itabira.
“Precisamos de representantes que sejam comprometidos com as causas sociais, com os movimentos sociais, que seja comprometido com o trabalhador e saiba valorizá-lo. Um representante que, mesmo que não tenha experiência eletiva, tenha preparação que lhe dê visão ampla das dificuldades por que passam as pessoas que realmente precisam.Não estamos aqui falando de dificuldades dos impérios financeiros e de especuladores de conseguirem mecanismos de acumularem mais e mais dinheiro.
Porque eles não precisam disso, apesar de financiar políticos com essa visão de acumulação. Estamos aqui falando das dificuldades reais do trabalhador que luta dia-a-dia, sol a sol e que não têm a oportunidade de usufruir de um tempo de lazer ou de um tempo para se instruir, estudar, pois, o que se consegue com seu salário, mal dá pra sua sobrevivência.
Vivemos um mundo capitalista, onde a cultura do ganha ganha tem que ser mudada para o compartilhamento. E isso é o socialismo. Temos que incentivar o nosso trabalhador, seja ele do campo ou da cidade, seja ele um vendedor autônomo informal ou seja: o micro e pequeno empresário. Todos que participam da cadeia produtiva do nosso país têm que estar envolvidos no desenvolvimento da consciência política para que conquistemos espaços no governo em todas as suas instâncias e que representem efetivamente o que os trabalhadores anseiam.”
 
O presidente voltou a fazer uso da palavra para, desta vez, homologar o nome do pré-candidato. Por ser candidato único, os militantes democraticamente optaram pelo processo de aclamação, homologando seu nome para concorrer à vaga pelo município em junho, na Convenção que acontecerá na Assembléia Legislativa.
 
Após a Convenção, o Partido já tem novos desafios pela frente. Um deles é a realização de novas convenções nos municípios vizinhos, com o objetivo de arregimentar forças para a candidatura de Edílson. A primeira delas acontece no próximo sábado, na cidade de João Monlevade. Vale ressaltar que Monlevade foi a primeira cidade a eleger um candidato a vereador pelo PCdoB, o médico Luis Amaral que hoje exerce a função de médico em Itabira. Em seguida, será a vez de Santa Bárbara, Barão de Cocais, Guanhães e G. Valadares.