Irã considera pacote europeu positivo e ambíguo

Os "incentivos" oferecidos pelos europeus com o objetivo de coagir o Irã a abandonar seu programa de enriquecimento de urânio foram considerados ao mesmo tempo "positivos" e "ambíguos" por Teerã, decl

Depois de uma reunião em Teerã com o comissário de Relações Exteriores da União Européia (UE), Javier Solana, Larijani disse à televisão de seu país que a conversa foi construtiva e que a resposta iraniana virá depois que o pacote for devidamente estudado. Solana também ilustrou o encontro como construtivo.

"As propostas contêm passos positivos, mas também algumas ambigüidades que precisam ser removidas", declarou Larijani. Ele não identificou quais seriam essas "ambigüidades", mas disse ter discutido o assunto com Solana e comentou que mais negociações serão necessárias.

Os detalhes da proposta não foram tornados públicos, mas um rascunho inicial indicava que, caso o Irã abdique de seu programa de enriquecimento de urânio, as principais potências do mundo se ofereceriam para construir reatores de água leve e garantiriam o fornecimento de combustível nuclear.

Também há relatos de que os Estados Unidos teriam oferecido a suspensão de algumas sanções impostas ao Irã. As propostas fazem parte de um esforço dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Alemanha para que o Irã abandone suas atividades de enriquecimento de urânio. O CS da ONU é composto por China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia.

Com agências internacionais