Indonésia ainda corre risco de nova erupção de vulcão

Milhares de pessoas foram retiradas nesta terça-feira das áreas próximas ao vulcão Merapi — um dos mais ativos do mundo — que expele lava de maneira ininterrupta, informaram autoridades indonésias, desde 13 de maio, m

Nesta segunda-feira, as autoridades indonésias retiraram centenas de habitantes dos vilarejos próximos ao vulcão, enquanto milhares de pessoas deixaram voluntariamente a região.

O temor é justificado pelas nuvens vistas no topo do vulcão, coberto por um manto vermelho que indica a atividade de magma, segundo o centro de gestão de catástrofes de Yogyakarta.

Nas primeiras horas desta terça-feira, foram registradas 66 erupções de lava e 32 nuvens ardentes, que se estenderam por três quilômetros das ladeiras sul e sudeste do vulcão.

Dez dias depois do terremoto que devastou a ilha de Java, a operação de ajuda continua na região, informou a ONU nesta terça-feira.

"A operação de ajuda funciona a todo vapor. Acredito que os problemas logísticos estão sendo superados", declarou Bo Asplund, coordenador humanitário das Nações Unidas na Indonésia. "Não acredito que existam vilarejos aos quais a ajuda não chegou", acrescentou.

Segundo Asplund, a região não precisa de mais hospitais de campanha, mas requer constantemente material médico e especialistas.

Segundo o último balanço oficial, o terremoto de 6,3 graus na escala Richter, ocorrido no dia 27 de maio na região densamente povoada de Yogyakarta, deixou quase 5.800 mortos, 36.300 feridos e mais de 340 mil desabrigados.

Com informações da Folha Online