Bibliotecas públicas devem ser instaladas em 404 municípios

Moradores de 404 municípios brasileiros terão bibliotecas públicas até o final deste ano. Os prefeitos dos municípios que até agora não tinham bibliotecas públicas receberam hoje (6), na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro,

Moradores de 404 municípios brasileiros terão bibliotecas públicas até o final deste ano. Os prefeitos dos municípios que até agora não tinham bibliotecas públicas receberam hoje (6), na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, a entrega simbólica de kits distribuídos pelo Ministério da Cultura, que vão permitir a instalação dessas unidades.
 

Os kits são compostos por computador, televisores de 29 polegadas, videocassete, aparelho de som e de DVD, circuladores de ar, 2 mil livros, além do mobiliário necessário para uma biblioteca de porte.
 
De acordo com a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do ministério, Ilce Cavalcanti, o material está sendo montado e as primeiras prefeituras devem receber os kits em julho. A estimativa, segundo ela, é que até o final de 2006 todas as prefeituras contempladas tenham condições de colocar as bibliotecas em funcionamento. O investimento do ministério foi de R$ 22 milhões.
O estado que vai implementar o maior número de bibliotecas é Minas Gerais, onde 81 municípios passarão a ter as bibliotecas.
Além das novas bibliotecas, 31 instituições que já estão em funcionamento no país também vão receber os kits para modernizar seus acervos e serviços. A instalação e a modernização são feitas em parceria com os governos municipais por meio do Programa Livro Aberto. A prefeitura entra com o espaço físico e com o quadro de pessoal e o ministério, com o acervo, os equipamentos e o mobiliário.
De acordo com Sandra Domingues, uma das coordenadoras do SNBP, uma das condições para que os municípios se habilitem ao programa é que eles não tenham débito fiscal. Ela informou que até o final do ano um novo edital vai atender novos municípios que se cadastrarem e que estejam de acordo com as exigências do ministério. "A demanda que temos é menor que o recurso disponível", afirmou. Em 2005, foram implementadas pelo projeto de127 bibliotecas públicas no país.
O Ministro da Cultura, Gilberto Gil, que participou da solenidade no Rio, afirmou que, apesar da atuação do governo federal, 642 municípios ainda estarão sem bibliotecas públicas até o final do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para o ministro, o número, que representa 11,5% do total dos municípios brasileiros, pode parecer pequeno, mas significa muito para uma nação comprometida com a modernização.
Gil ressaltou ser preciso continuar o esforço e envolver empresas e a sociedade civil na mobilização para montar bibliotecas e fazer repasse de acervos.

Fonte: Agência Brasil