Vendas caem e emprego sobe na indústria, diz CNI

As vendas da indústria caíram 1,35% em abril na comparação com março (já descontados fatores sazonais), segundo a pesquisa “Indicadores Industriais” divulgada pela (Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Apesar da queda, a avaliação da CNI é de que os indicadores mostram uma continuidade na recuperação da atividade econômica neste ano. Nos quatro primeiros meses de 2006, a indústria apresentou expansão de 2,34% em relação ao último quadrimestre do ano passado. Os economistas da instituição também lembram que normalmente as vendas caem em abril devido ao menor número de dias úteis em relação a março e devido ao feriado da Semana Santa.

Em abril, o uso da capacidade instalada da indústria atingiu 81,1%, contra 80,8% registrado no mês anterior. Na avaliação da CNI, essa pequena oscilação no uso da capacidade instalada em torno de 81% aponta para um indício de expansão do parque industrial para um ganho de produtividade. A queda no faturamento real da indústria em abril deve-se principalmente à valorização do real frente ao dólar, que reduz as receitas das empresas exportadoras.

A pesquisa mostra ainda que o indicador de emprego teve expansão de 0,55% em abril na comparação com março. Já as horas trabalhadas na produção registraram uma alta de 0,69% e acumulam um crescimento de 1,27% no ano. De acordo com a CNI, há sinais de que os estoques reduziram-se significativamente desde o final de 2005, o que abre espaço para a continuidade do crescimento nos próximos meses.

Com agências