UJS quer ampliar participação de jovens nos grêmios estudantis

Com o intuito de estipular metas a serem trabalhadas este ano e em 2007, a União da Juventude Socialista (UJS) realizou no sábado (3) o seu 4° Congresso Estadual. O encontro ocorreu na sede do Sintras (Sindicato dos Trabalhadores em

Estiveram presentes na solenidade de abertura do Congresso representante do PC do B (Partido Comunista do Brasil), além dos ex-presidentes da UJS.

 

As principais metas estabelecidas para o ano de 2006 foram aumentar o número de filiados da entidade, atualmente formada por 300 militantes, e ampliar a participação da juventude nos grêmios estudantis.

 

Outra meta traçada durante o encontro é estimular a instalação de Centros Acadêmicos (CAs) nas instituições de Ensino Superior, públicas e particulares. Os filiados acreditam que com a criação dos CAs será mais fácil reivindicar melhorias para os estudantes universitários.

 

Conforme a diretora de imprensa da UJS, Sônia Lúcia Nunes Pinto, é essencial que a juventude discuta os problemas políticos do seu País buscando analisar o papel que deve desempenhar no processo de transformação social.

 

Este foi um tema amplamente discutido durante o encontro, sendo temática da palestra ministrada pelo cientista social, Jonildo Viana, que abordou o tema “As tarefas revolucionárias da Juventude no século XXI”. O cientista afirmou que as principais tarefas da juventude são discutir, executar, avaliar e criticar.

 

No contexto político nacional, estadual e municipal, os militantes discutiram amplamente a questão da corrupção dos políticos que, segundo eles, continuam a agir impunemente.

 

Serviu também para que os componentes do grupo socialista reafirmassem o seu posicionamento favorável ao presidente Lula e a sua reeleição, para que, segundo eles, a direita há tempo no comando do País não retorne ao poder. “O Lula está sendo um presidente que dialoga com os jovens. Ele criou a Secretaria Nacional da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude,” defendeu Sônia Lúcia.

 

ELEIÇÃO – No final do congresso, foi realizada a eleição da direção estadual da UJS. O presidente Marcelo Bruno foi reeleito, George Dinelly foi escolhido vice-presidente, Stone Bruno Coelho, secretário; Jordan Laranjeira, tesoureiro; Antônio Marcos, Diretor de Formação, Sônia Lúcia, Diretora de Imprensa; Antônia Cirino, Diretora de Cultura, Esporte e Lazer; Alexandra, Diretora de Movimento Estudantil Secundarista; Ronaldo Nogueira, Diretor de Movimento Estudantil Universitário.
Além da eleição da nova direção estadual da UJS, foram organizados os diretórios municipais de Rorainópolis e Boa Vista.

 

Entre os militantes e filiados foram escolhidos também os delegados que irão representar Roraima no 13º Congresso Nacional, a ser realizado em Brasília, no mês de junho. Foram eleitos Jordan Laranjeira, George Dinelly, Stone Bruno, Ronaldo Nogueira, Sônia Lúcia Nunes e José Nivaldo.

 

CONQUISTAS – A atual diretoria da UJS aproveitou o encontro para realizar um balanço das ações da entidade no período de 2004 a 2006. Foram destacadas algumas conquistas obtidas, tais como a organização do grêmio na escola estadual Major Alcides, permanência na executiva do DCE/UFRR, garantia da participação de integrantes da juventude socialista no 16º Festival Mundial da Juventude e Estudantes, Congresso da UNE, Congresso da UBES, 6º Fórum Social Mundial, Projeto Rondon, além da sólida representatividade no Seminário Nacional da Juventude que discutiu propostas para o Plano Nacional da Juventude.

Fonte: Folha de Boa Vista