Minas marca presença no 9° CONCUT

Cerca de 200 delegados(as) e 15 observadores(as) deixaram Minas Gerais na manhã desta segunda-feira, 5/06, rumo a São Paulo, onde participam, até o dia 9/06, do 9° Congresso Nacional da CUT – 9° CONCUT.

Cerca de 200 delegados(as) e 15 observadores(as) deixaram Minas Gerais na manhã desta segunda-feira, 5/06, rumo a São Paulo, onde participam, até o dia 9/06, do 9° Congresso Nacional da CUT – 9° CONCUT.

Os delegados e delegadas mineiros foram eleitos durante o 9° Congresso Estadual da CUT Minas, realizado de 5 a 7 de abril, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. Na oportunidade, foi aprovada uma série de propostas, a serem levadas para apreciação e debate durante o 9° CONCUT.

Os participantes do CECUT reafirmaram a importância da unidade dos movimentos (sindicais, estudantis, sociais, entre outros), para que seja garantida a continuidade do projeto político-democrático no Brasil, além da criação de uma agenda unificada de reivindicações e mobilizações dos trabalhadores(as) por todo o Estado.

No que tange ao plano de lutas, algumas metas foram consideradas prioritárias pelo 9° CECUT e serão levadas ao Congresso Nacional como: mudança na política econômica; mais ênfase nas ações que visem promover políticas para gerar emprego e renda; elevar o salário mínimo; diminuir os juros; reduzir a jornada de trabalho; valorizar o serviço público e os servidores públicos; promover as reformas sindical e agrária; combater a corrupção, a exploração do trabalho infantil, o racismo, a desigualdade social, entre outros.

O Congresso Estadual da CUT/MG também aprovou a elaboração de uma carta, a ser entregue ao presidente Lula, com as principais reivindicações da classe trabalhadora. Esse documento será levado à apreciação do plenário do Congresso da CUT Nacional, durante o 9º CONCUT.

Temáticas do 9º CONCUT
Trabalho e democracia: emprego, renda e direitos para todos(as) os(as) trabalhadores(as): Este é o tema central do 9° CONCUT, que acontecerá no Anhembi, São Paulo. As discussões irão gerar em torno dos seguintes eixos: Conjuntura Internacional e Nacional, Balanço, Estratégia, Estatuto, Política de Finanças, Agenda e Plano de Lutas. Ao final, haverá eleição da Direção Executiva Nacional e do Conselho Fiscal.

9° CONCUT em números
Uma superestrutura foi preparada para receber os participantes. O público estimado é quatro mil pessoas, sendo 2.800 delegados(as), 300 pessoas no apoio, 300 jornalistas e profissionais da comunicação,  300 convidados da Diretoria Executiva, 300 convidados internacionais.

 O Congresso Nacional da CUT acontece a cada três anos e tem como objetivo elaborar propostas e definir metas em relação ao movimento sindical brasileiro, bem como gerar discussões em torno dos diversos movimentos e projetos que compõem a continuidade de luta na Central.

Trata-se do maior congresso de trabalhadores(as) da América Latina. Fundada há 22 anos, a CUT é a maior central sindical do País, da América Latina e a quinta maior do mundo, representando trabalhadores(as) do campo,da cidade, da iniciativa privada e do setor público.

05.06.06 – CUT/MG
Assessoria de imprensa: Eficaz Comunicação