Congresso de BH elege Direção da UJS da capital

Com cerca de 150 participantes e já atingindo os 500 filiados, foi reconstruída ontem (domingo) a UJS da capital mineira, em um congresso que teve a cara da juventude. O congresso marcou o momento de retomada do trabalho organizado da juventude na cidade

Com cerca de 150 participantes e já atingindo os 500 filiados, foi reconstruída ontem (domingo) a UJS da capital mineira, em um congresso que teve a cara da juventude. O congresso marcou o momento de retomada do trabalho organizado da juventude na cidade e resultou em uma direção municipal forte e coesa. O presidente eleito para o desafio que se inicia é o ex-tesoureiro da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG), Fagner Ribeiro Sena, o “Tatu”.

J de juventude
Realizado na Escola Municipal Santos Dumont, no bairro Santa Efigênia, o congresso da UJS de Belo Horizonte ocorreu durante o período da manhã e foi aberto com apresentações de dança de rua e dança afro, de grupos compostos por filiados do bairro Alto Vera Cruz.

O professor das oficinas que originaram as apresentações faz parte do projeto Fica Vivo, o Cristiano, que agora passa a compor a direção municipal. O projeto é uma parceria entre um grupo de pesquisas da UFMG (Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública – Crisp) e a Prefeitura de Belo Horizonte, combinando iniciativas de repressão à criminalidade com ações de inserção social por meio da ocupação de mão-de-obra, geração de renda, atendimento à saúde, educação e lazer.

Após as apresentações e um rápido intervalo para o lanche, os participantes debateram o momento político vivido no país e o papel da UJS diante desta conjuntura; desenvolvendo a discussão apresentada pela tese ao 13º Congresso Nacional da UJS, “A estrada vai além do que se vê”. O debate foi apresentado pelo presidente nacional da UJS, Wadson Ribeiro.

Direção eleita
Terminado o debate das teses, houve uma apresentação das frentes de atuação da UJS. Apresentaram este debate: Aline Martins, pelo movimento estudantil secundarista; Fred (Negro F), pelo movimento hip-hop; e Luana Bonone, pelo movimento estudantil universitário.

Em seguida, o presidente estadual da UJS, Pedro Mourão, apresentou a proposta de Direção Municipal, com 18 membros, oriundos do movimento comunitário, do projeto Fica Vivo, do movimento hip-hop, de grêmios, de diretórios acadêmicos, jovens trabalhadores, etc. A direção foi eleita por aclamação e o plenário delegou à direção eleita a tarefa de constituir a nominata de delegados ao 6º Congresso Estadual da UJS em Minas Gerais, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de junho, em Juiz de Fora.

Em BH, é Lula, Wadson e Jô
O congresso foi finalizado com uma empolgante fala do presidente eleito. Falando sobre os desafios da UJS em Belo Horizonte e o papel que a juventude tem a cumprir nesta quadra política, Tatu foi ovacionado ao declarar que a juventude de Belo Horizonte já declarou: “é Lula, Wadson e Jô”! Aprovadas as candidaturas a serem encampadas pela UJS em BH, o encerramento se deu com uma bela galinhada, suco de pêssego e muita disposição para consolidar o trabalho da juventude do Araguaia na capital de Minas Gerais.

Direção Municipal eleita:
1. Fagner Ribeiro Sena, “Tatu” – presidente eleito, núcleo da UFMG
2. Carolina Lobo – ex-diretora da UNE em SC
3. Jailson – CA da Faculdade Infórium
4. Paola Ferreira – ME universitário, Faculdade Novos Horizontes
5. Pricila Ramalho – ex-presidente da UMES-BH
6. Sandra – ME secundarista e jovem trabalhadora
7. Mônica – projeto Fica Vivo
8. Cristiano – projeto Fica Vivo
9. Fred (Negro F) – hip-hop
10. Elisangela Lizardo – coordenadoria de juventude de BH, vice-presidente da ANPG
11. Luana Bonone – presidente da UEE-MG
12. Pedrinho – DA de Comunicação Uni-BH
13. Tim – DA de Comunicação Uni-BH
14. Ágata – ME secundarista no Estadual Central
15. Marco Antônio – movimento popular na regional Leste
16. Léo – ME universitário na UFMG
17. Mariana Andrade – ME secundarista, cursinho Mais
18. Luíza – presidente do grêmio do Promove

Fonte: Luana Bonone – UJS