O Nordeste nos trilhos

Por Pedro Brito*

Está em marcha uma revolução no espaço territorial que a tradição denomina bolsão de pobreza. No sul do Maranhão e no sudeste do Piauí, uma agricultura de alto padrão tecn

Mas toda essa safra crescente vem sendo escoada por estradas vicinais, agravando os custos de produção.

Na sub-região de Araripina, no sertão pernambucano, pela inexistência de uma logística de transporte, estão intactas as maiores reservas brasileiras de gesso. É assim também no oeste da Bahia, onde os produtores de soja e de algodão protestam pelo mesmo motivo, e no eixo Petrolina-Juazeiro, maior pólo brasileiro de fruticultura irrigada, onde o problema da logística é mais complexo pela perecibilidade dos produtos transportados. Mas há luz no fim do túnel: por decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governo federal usará seus instrumentos de financiamento para apoiar a iniciativa privada na execução, a partir do dia 6 de junho (depois de amanhã), da ferrovia Transnordestina.

Está em marcha uma revolução no
espaço territorial que a tradição
denomina bolsão de pobreza

O objetivo do empreendimento é ligar aqueles novos centros regionais de produção agrícola, industrial, energética e mineral aos portos de Suape, em Pernambuco, e Pecém, no Ceará. Para isso, a Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) construirá uma estrada de ferro de classe mundial, com 2.000 km de extensão, pela qual circularão trens modernos e velozes, que, além de carga, poderão transportar também passageiros, unindo o interesse econômico ao compromisso social do governo do presidente Lula.

A Transnordestina incluirá serviços portuários, e o transporte de grãos será, no primeiro momento, a base estratégica de seu crescimento.

A produção nacional de soja, que duplicou nos últimos cinco anos, pode dobrar novamente até 2010, chegando às 95 milhões de toneladas/ano, desde que a safra seja eficientemente escoada. Parcela significativa desse aumento de produção terá origem na nova fronteira agrícola do país, que ruma em direção ao sul maranhense, ao nordeste tocantinense, ao sudeste piauiense e ao oeste baiano. A precária logística dessas sub-regiões não atende nem sequer à produção atual, pelo que é acertada e oportuna a decisão do governo federal de financiar o empreendimento.

Para além de um corredor ferroviário exportador de grãos, o projeto é estruturante, já que possibilitará o desenvolvimento de novos pólos econômicos, a consolidação de indústrias locais e o escoamento da produção de álcool e, futuramente, do biodiesel. Como os trens da Transnordestina cruzarão regiões com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio de 0,591, o projeto certamente mudará para sempre e para melhor o perfil social dessas regiões.

Ao longo dos próximos dez anos, a ferrovia Transnordestina 1) criará 620 mil empregos, sendo 70 mil nos três anos de sua implantação; 2) permitirá a exportação de 15 milhões de toneladas de soja e seus derivados, acrescentando em 2010 mais US$ 2 bilhões à balança comercial; 3) reduzirá em R$ 300 milhões os desperdícios ocasionados pelo transporte rodoviário; 4) abrirá a via de exportação para o pólo gesseiro de Araripina, cuja produção é estimada em 2,5 milhões de toneladas/ano; 5) absorverá alta tecnologia, aumentando a produtividade da ferrovia e reduzindo os custos do transporte; 6) adotará modelo gerencial moderno, integrando os diferentes modais de transporte da região; e 8) ensejará, no médio prazo, a sua interligação com as ferrovias Norte-Sul, que demanda o Centro-Oeste, e Centro Atlântico, cujos trilhos avançam na direção do Sudeste.

No contexto da política nacional de desenvolvimento regional, a ferrovia Transnordestina é o exemplo perfeito de um projeto voltado para a redução das desigualdades intra e inter-regionais, que ainda são uma das marcas iníquas do país.

* Economista, mestre em administração
financeira pela UFRJ (Universidade
Federal do Rio de Janeiro), ministro
da Integração Nacional; artigo publicado
no jornal Folha de S. Paulo