Irã adverte EUA: “passo errado” pode cortar fluxo de petróleo

O aiatolá Ali Khamenei, líder espiritual iraniano, fez neste domingo (4) uma advertência aos Estados Unidos: "Se você derem o passo errado em relação ao Irã, o fluxo de energia nesta regi&

No passado as autoridades iranianas evitaram usar o petróleo como instrumento na crise nuclear com os EUA. Mas Khamenei observou que qualquer ação contra seu país pode interromper o suprimento de óleo.

 

“Vocês (os EUA) não são capazes de garantir o fluxo de energia nesta região”, disse o líder religioso, num discurso pelo aniversário da morte do aiatolá Ruhollah Khomeini, o fundador da República Islâmica.

 

A reação americana

 

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, adotou uma atitude de pagar para ver diante dos comentários de Khamenei. “Penso que não se deve dar muita ênfase a um movimento desse tipo; afinal, o Irã depende em grande medida da renda do petróleo”, disse ela no Fox News.

 

Indagada se os líderes iranianos tinham rejeitado a iniciativa de seis países, insistindo em rejeitar pré-condições para novas conversações sobre seu programa nuclear, Condoleezza disse que o Irã não recebera a proposta e iria precisdar de tempo para examiná-la.

 

“É uma espécie de grande encruzilhada para o Irã e talvez não seja uma surpresa se ele precisar de um pouco mais de tempo”, disse ela.

 

Khamenei se pronunciou no mausoléu de Khomeini, nos arredores de Teerã. Disse que “o irã não é uma ameaça para ninguém”.

 

“Possuimos relações amistosas com toda a região (do oriente Médio) e a Ásia”, disse. “Temos boas e saudáveis relações com a Europa, e num futuro próximo, como eles precisam de nosso gás, estas relações se tornarão ainda melhores”, afirmou.

 

“Mentira absurda”

 

“Acusam-nos de desenvolver bombas nucleares. Isto é uma mentira absurda. Não precisamos de bombas e artefatos nucleares. Não temos nenhum alvo para atingir com eles. Usar armas nuclerares é contra as leis islâmicas”, destacou Khamenei.

 

“Não imporemos ao nosso povo os custos da produção e manutenção de artefatos nucleares. Nossa fonte explosiva é o poder de nossa fé”, disse ainda.

 

Ele afirmou tsambém que os EUA têm se enfraquecido, e seu discurso foi várias vezes interrompido por gritos de “Morte à América”, “Morte a Israel” e “Estamos dispostos!”, pelos milhares de pessoas que assistiam à cerimônia.

 

“Faca está cega”

 

“No Iraque vocês falharam”, disse o aiatolá, sempre dirigindo-se aos EUA. “Vocês disseram que gastaram US$ 300 bilhões para instalar um governo que lhes obedeça. Mas isso não aconteceu. Na Palestina vocês fizeram tudo para impedir o Hamas de chegar ao poder e outra vez falharam. Por que não admitem que estão fracos e sua faca está cega?”

 

Khamenei não fez referências mais explícitas ao programa nuclear, mas disser: “Estamos comprometidos com nossos interesses nacionais e quem quer que os ameace experimentará o gume da ira desta nação”.

 

Ele valorizou os esforços dos cientistas nucleares do país para desenvolver tecnologia atômica própria.

 

Javier Solana, i chefe da diplomacia da União Européia, deve levar a Teerã a proposta de incentivos acordada por seis potências mundiais, visando persuadir o Irã a abandonar seu plano energético nuclear. O Irã tem dito que enriquecer urânio para usar como combustível é um direito nacional.

 

Fonte: Al Jazira
(http://english.aljazeera.net)