Convenção do PCdoB de Caxias do Sul aprova coligação e pré-candidatos

A convenção municipal do PCdoB de Caxias do Sul  que aconteceu neste sábado(3/6), aprovou por unanimidade a coligação PCdoB/PT para as eleições de outubro. Confirmou as pré-candidaturas de Olívio Dutra

A convenção comunista contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre militantes, amigos, simpatizantes, lideranças sindicais e dos movimentos sociais. A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul ficou praticamente lotada. O entusiasmo dos presentes era evidente ao ouvirem os pronunciamentos que perduraram por quase três horas. A mesa principal foi composta pelo presidente municipal do PCdoB, Déo Gomes; pelo presidente estadual PCdoB, Adalberto Frasson; pelo presidente estadual do PT, Olívio Dutra; pela deputada estadual do PCdoB, Jussara Cony; pela presidente municipal do PT, Marisa Formolo; pelos vereadores do PCdoB Renato Oliveira, de Caxias do Sul e Manuela D'Ávila, de Porto Alegre; pelo dirigente do Comitê Central e vice-presidente do PCdoB de Caxias, Assis Melo; e a presidente da União da Juventude Socialista (UJS) de Caxias, Sharon Ramos.

Para o presidente do PCdoB/RS, Adalberto Frasson, a convenção promove o debate e mobiliza a militância para o desafio que é a eleição de outubro. Frasson enfatizou na sua fala a qualidade da militância comunista. "Esta qualidade fará a diferença para dar continuidade ao projeto mudancista do país. Terá também, certamente, papel decisivo na luta pela retomada de um projeto de desenvolvimento para o Rio Grande, sintonizado com o desenvolvimento da nação". Frason reafirmou ainda que o projeto eleitoral do PCdoB no RS, além de contribuir para a reeleição de Lula e conduzir ao Piratini as forças democráticas e progressistas com Olívio e Jussara, é eleger um mandato comunista para a Câmara Federal com Manuela e manter e ampliar o seu espaço na Assembléia Legislativa ao eleger dois ou mais deputados estaduais. "A candidatura de Déo Gomes reune todas as condições para consagrar-se e garantir a eleição de um mandato comprometido com as lutas dos trabalhadores e do povo de Caxias e região", sentenciou.
 
Déo Gomes disse que a realização desta grande convenção comprova o crescimento, amadurecimento e o entusiasmo dos comunistas em Caxias do Sul. "Mostra que o partido está em consonância no Rio Grande do Sul e no Brasil". Ainda, segundo ele, a construção desta retomada do desenvolvimento do estado, passa pelo desenvolvimento da região da serra, com estímulo aos setores produtivos locais como as indústrias metal-macânica, moveleira e vitivinícula. "O desenvolvimento da região da serra tem que se dar com valorização do trabalho e distribuição de renda para estimular a cadeia produtiva e a economia regional".

"Temos que derrotar essa elite que não gosta do povo e aprofundar as mudanças no nosso país, no rumo de uma melhor condição de vida para a maioria dos brasileiros". Com essa frase Manuela resumiu o tamanho do desafio que está colocado na disputa eleitoral deste ano. Também destacou a necessidade de o PCdoB ter um excelente desempenho eleitoral. "Temos que enfrentar esse ataque a democracia que é a cláusula de barreira, por isso o PCdoB vai lutar para superá-la, ampliando significativamente seu espaço na Câmara Federal. 

Com Olívio e Jussara pela retomada do desenvolvimento do Rio Grande 

A deputada estadual e pré-candidata a vice-governadora, Jussara Cony, saudou os presentes na convenção e reforçou a importãncia da sua realização. Destacou que uma grande convenção numa cidade onde os trabalhadores, a juventude e os movimentos sociais estão representados no partido, referenda o projeto político do PCdoB. "Esta convenção não cumpre apenas um processo formal, mas é fator decisivo para que o Partido Comunista cumpra mais uma vez o desafio de reeleger Lula presidente do Brasil, no rumo das mudanças, e de retomar o governo do Estado com Olívio e Jussara, para buscar a retomada do desenvolvimento econômico, financeiro e da gestão pública do Rio Grande do Sul". No seu discurso evocou o poeta Cazuza: "no Rio Grande queremos Olívio e Jussara, porque o tempo não para". Jussara ainda destacou a presença de Olívio Dutra na convenção, assinalando a importância da unidade das forças progressistas e de esquerda no estado e concluiu ressaltando a relevância para Caxias do Sul e Região eleger um deputado como Déo Gomes. "Déo é um lutador e muito tem contribuído para o avanço da luta popular e dos movimentos sociais no nosso estado", observou.
 
O pré-candidato ao governo, Olívio Dutra, em referência a coligação PT/PCdoB disse que os dois partidos são aliados históricos e estratégicos, e não de ocasião. "Essa aliança faz bem ao Estado e ao Brasil", garantiu Dutra. Mostrou que há sintonia da chapa ao governo do Estado e que a aliança dos partidos possibilita retomar o governo e conduzí-lo no rumo do desenvolvimento sustentável. Ele também reconheceu que o PCdoB de Caxias do Sul tem forte presença enraizada nos movimentos sociais e sindical.

Na convenção ainda foram eleitos os delegados que irão participar da convenção estadual que acontece no próximo sábado, dia 10, em Porto Alegre.

De Caxias do Sul
Clomar Porto e Márcia Carvalho.