Bolivianos apóiam trabalho de médicos de Cuba no país

A população de La Paz apóia majoritariamente a presença e o trabalho dos médicos cubanos que ajudam populações pobres da Bolívia. A constatação é de uma pesquisa realizada pelo semanário L

Os médicos cubanos atuam hoje em 188 municípios, nas zonas mais remotas dos nove Departamento (Estados) da Bolívia. Uma nova equipe acaba de se unir a eles, a pedido do governo boliviano, para atuar em 140 outros municípios.

 

O anúncio da chegada da equipe foi feito pelo embaixador de Cuba em La Paz, Rafael Dausá, ao comemorar o 21º aniversário da UTI do Hospital da Criança da capital boliviana, doada pela Ilha en 1985. Dausá garantiu que os proifissionais cubanos permanecerão no país enquanto o governo e o povo da Bolívia o quizerem.

 

O diplomata disse que o povo boliviano valoriza o trabalho – que nos últimos três meses permitiu atender a 560 mil pacientes e salvar cerca de um milhares de vidas. Ao mesmo tempo, a Operação Milagre realizou cirurgias que devolveram a visão a 12 mil bolivianos.

 

Dausá elogiou a política do governo boliviano que prioriza os temas sociais, em especial a saúde e a educação – o que permitiu aprofundar a colaboração médica entre os dois países.

 

A ministra boliviana da Saúde, Nila Heredia, comentou que o seu governo, na crítica situação atual, carece de recursos para garantir a presença de médicos nas zonas mais longínquas. Segundo ela, quando houver recursos o projeto é substituir gradualmente os médicos cubanos por bolivianos.

 

O poresidente da Boilívia, Evo Morales, classificou recentemente como “admirável” que um país bloqueado há mais de quatro décadas pelos Estados Unidos pratique semelhante ação de solidariedade. Morales prometeu que a Bolívia, quando superar a crise, também ajudará a Ilha, onde mais de 4 mil bolivianos já se formaram em medicina.

 

Fonte: agência Prensa Latina
http://www.prensalatina.com.mx