Denúncias obrigam Pentágono a investigar massacres

O Pentágono investiga acusações de “três ou quatro” massacres perpetrados pelas tropas norte-americanas no Iraque, informou neste sábado (3) a rede de TV CNN. O mais rumoroso dos casos ocorreu na cidade de Ishaqi, 100 quil&

A polícia iraquiana confirmou a morte dos 11 civis – cinco crianças, quatro mulheres e dois homens – e que eles foram mortos durante um raid norte-americano, em março último. Na versão das tropas de ocupação, seus soldados trocaram tiros com insurgentes, durante a operação, e os civis foram mortos durante o tiroteio.

Família fuzilada num quarto

Um funcionário local da polícia iraquiana declarou à CNN que as tropas dos EUA prederam uma família inteira em um quarto, antes de fuzilá-la, e em seguida demoliu a residência.

O Pentágono (Secretaria de Defesa dos EUA) decidiu abrir um inquérito depois de receber o vídeo divulgado pela BBC, mostrando os cadáveres do massacre de Ishaqi.
A decisão americana coincide com o anúncio de que o governo iraquiano vai conduzir a sua própria investigação  sobre outro massacre, em Haditha. Nesta cidade, também no oeste do país, integrantes do corpo de Marines são acusados de trucidar 24 civis, em novembro passado.

Iraquianos vêem anúncio como cinismo

Na sexta-feira, um porta-voz militar dos EUA declarou em Bagdá, sem fornecer mais detalhes, que “três ou quatro” investigações estão em andamento sobre a morte de civis pelas tropas estadunidenses e seus aliados.

Diante das denúncias de atrocidades, o Pentágono anunciou que suas tropas iriam receber um “treinamento ético”. Segundo agências de notícias, o anúncio foi recebido como cinismo pelos iraquianos: há anos se acumulam as acusações de chacina de civis, e a reação só surgiu depois das repercussões dos massacres de Haditha e Ishaqi.

O vídeo divulgado pela BBC sobre o massacre de Ishaqi pode ser visto no endereço http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/06/060601_iraquemassacremp.shtml#

Com agências