9º Concut será o maior congresso do sindicalismo brasileiro

A CUT inicia, na noite desta segunda-feira (5), o maior Congresso da história do sindicalismo brasileiro. A Central chega ao 9º Concut com 3.489 entidades filiadas, contra 1.755 filiadas no 8º Concut, três anos atrás. Não deu

O mapa ao lado mostra a distribuição dos delegados ao 9º Concut, eleitos nos Cecuts (Congressos Estaduais da Central) por critérios de proporcionalidade. São Paulo, sozinho, tem 506 delegados, ou 20,4% das delegações dos Estados. A segunda maior bancada é a baiana, com 328 delegados, ou 13,2%.

 

Um escalão internediário de bancadas estaduais comparece ao Congresso com 100 a 200 delegados eleitos em cada um de seus Cecuts: Minas Gerais, Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Distrito Federal, Rio de Janeiro.

 

Tendências político-sindicais

 

Quanto às tendências político-sindicais no interior da CUT, conforme a estimativa de Umberto Martins, A CSC (Corrente Sindical Classista) terá perto de 20% dos delegados, a FES (Frente de Esquerda Socialista, que inclui a representação do P-SOL, entre outros) ficará com cerca de 10% e a CSD (Corrente Socialista Democrática) com outros 10%.

 

A Artsind (Articulação Sindical) terá mais da metade dos delegados. Porém  neste Concut a Artsind apresenta-se dividida ao meio, com dois candidatos à presidência da CUT, Arthur Henrique e João Felício (veja mais no artigo “Divisão na Artsind aumenta suspense sobre rumos da CUT”, em http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=3206).

 

As entidades que se filiaram à Central nestes três anos foram majoritariamente Sindicatos de Trabalhadores Rurais e da Agricultura Familiar. Há mais de uma década não se verificam deslocamentos significativos entre as centrais sindicais. O que favorece a CUT: conforme o Censo Sindical disponível, de 2001 (o de 2006 ainda não foi tabulado), esta conta com dois terços dos sindicatos brasileiros filiados a centrais, seguida de longe pela CGT, com pouco menos de um quinto.