Temer: PMDB não terá candidato a presidente

O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), admitiu nesta quinta-feira (1º) que o partido não lançará candidato próprio à Presidência. A informação é do jornal Folha de São Paulo.

O dirigente peemedebista – tradicionalmente distante do governo Lula –  fez um esforço para ressuscitar a candidatura própria na última semana. No entanto, concluiu que "a maioria do partido não deseja".

Verticalização é o obstáculo

Temer também não crê numa coligação com Lula, em que um peemedebista seja o vice na chapa. O maior obstáculo para a aliança formal é a verticalização, regra adotada nas eleições passadas e mantida para esta, apesar de uma emenda constitucional tê-la derrubado. A verticalização impede que partidos adversários na eleição à Presidência se aliem nos Estados. Se apoiar Lula, o PMDB não poderá se aliar ao PSDB nem ao PFL em nenhum Estado.

Lula pretende se reunir com Temer nos próximos dias para repetir a oferta de um vice do PMDB, que fez quarta-feira ao ex-governador Orestes Quércia. Deverá ser um encontro para tentar selar um acordo futuro. O gesto servirá para Lula sinalizar que deseja formar um governo de coalizão com o PMDB, se reeleito, e para tentar ocupar mais espaço do que Alckmin nas negociações com peemedebistas sobre alianças estaduais.
Justiça nega ação de Garotinho

A tentativa de nove seções do PMDB de antecipar a convenção do partido tende a fracassar. Ontem, a Justiça negou ação do ex-governador Anthony Garotinho (RJ), pré-candidato a vice-presidente na chapa do senador Pedro Simon (RS), contra a decisão da Executiva do partido que adiou a convenção do dia 11 para o dia 29 deste mês.

Mais: os contrários à candidatura própria deverão convocar uma reunião da Executiva do partido para a próxima semana a fim de cancelar até a convenção do dia 29. Restaria aos defensores da candidatura própria recorrer a uma guerra jurídica, com chance incerta de sucesso.
Com informações
da Folha de S. Paulo