Governo federal anuncia investimento do Japão em biodiesel

O Banco de Cooperação do Japão (JBIC) deve assinar em outubro deste ano um contrato com o governo brasileiro que prevê investimentos de R$ 1,28 bilhão em projetos relacionados à produção de álcool e biodiesel, e os recursos poderão ser liberados a partir

"A aplicação dos recursos deve começar em abril de 2007", disse o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, nesta quinta-feira, após reunião em que foi apresentado o estudo piloto para formação de projetos. Segundo o ministro, os investimentos deverão ser aplicados no desenvolvimento tecnológico, com foco no Centro de Agronergia da Embrapa e no Pólo de Biocombutíveis de Piracicaba, e no fomento à produção de álcool e biodiesel, principalmente de pequenos produtores.

 

Em contrapartida, o Japão poderá usar estes combustíveis renováveis para substituir parte dos derivados de petróleo que atualmente importa. Segundo a nota do Ministério, o diretor executivo do JBIC, Motonori Tsuno, lembrou que desde 1981 o banco tem investido em projetos no Brasil, num montante total de 240 bilhões de ienes. Rodrigues esteve em Tóquio, em maio de 2004, para propor ao governo japonês projetos em agroenergia no Brasil. Entre abril de 2005 e abril de 2006, técnicos do JBIC e do governo brasileiro elaboraram um estudo de 350 páginas que mapeou o setor de biocombustível no Brasil. O documento inclui metas e estratégias para produção e comercialização de álcool e biodiesel.

 

 

 

Com agências