Presidente de Taiwan entrega governo a primeiro-ministro

O presidente de Taiwan, Chen Shui-bian, entregou hoje o controle do governo do país ao primeiro-ministro Su Tseng-chang em meio a uma série de escândalos de corrupção em sua administração. A oposição

Numa declaração por escrito com data de ontem, Chen promete dar plenos poderes a Su no que se refere ao controle do gabinete. Ele também se diz disposto a evitar interferências no Partido Progressista Democrático (governista), disse o porta-voz David Lee.

Chen e seus familiares também prometem "levar uma vida norteada pelos mais altos padrões éticos e viver de acordo com as expectativas da população", diz o comunicado do presidente. Hoje, a assessoria de imprensa de Chen informou que o presidente aceitou a renúncia do subsecretário-geral da presidência, Ma Yong-cheng.

A oposição acusa Ma de envolvimento em diversos negócios financeiros escusos e de aceitar favores de empresários. Ele nega as acusações. A declaração de Chen veio à tona em meio a pedidos tanto do partido governista quanto das organizações opositoras para que Chen assuma a responsabilidade por uma série de escândalos envolvendo sua família e o governo.

A cientista política Emile Sheng, da Universidade Soochow, em Taipé, opinou que o desdobramento "sinaliza o esgotamento total da autoridade presidencial de Chen".

Com agências internacionais