Lula provoca Alckmin a usar CPIs na campanha

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu uma resposta bem-humorada aos oposicionistas que seguem a linha FHC – de priorizar as denúncias de corrupção. "Podem colocar (imagens das CPIs) não tem problema. Eu tenho o que col

"Vocês estão lembrados que eu vetei (o artigo) da Lei aprovada no Senado que proibia imagens externas (nos programas eleitorais de TV). Quero que eles coloquem CPI na televisão todo dia e toda hora", provocou. "Quero que eles coloquem lá as torturas que eles fizeram com muita gente lá (na CPI)", disse ainda, referindo-se aos depoimentos de filiados do PT. Para o presidente, está chegando a hora de o povo aferir o que ocorreu durante a crise política.

Para Alckmin: “Não combina”

Lula também ironizou as declarações do presidenciável tucano, Geraldo Alckmin, referindo-se às denúncias de corrupção no governo. "Eu não posso responder. Até nem fica elegante ele (Alckmin) ser grosseiro. Ele não tem jeito para ser grosseiro. Não combina com ele", disse Lula.

"Se as pessoas quiserem ser grosseiras, que sejam. Eu vou continuar do jeito que sou, porque é assim que deve ser", disse ainda o presidente. Sempre sem assumir a condição de candidato, ele deixou claro que não pretende rebater provocações dos adversários.

“Quem não tem argumento, xinga”

Lula deu uma idéia de qual deve ser o eixo de sua campanha, centrado no contraste entre o seu governo e o de Fernando Henrique Cardoso. Ele pretende comparar números da educação, da saúde, do transporte e de energia. "Eles ficaram oito anos no governo e vamos colocar quatro contra oito", disse. "Do outro lado eles botem o que quiser, porque quem não tem argumento xinga".

Lula acompanhou hoje (1), no Amazonas, o início das obras do gasoduto Urucu-Manaus, um empreendimento que, quando concluído, levará gás natural para a capital amazonense e municípios localizados ao longo dos seus 670 quilômetros de extensão. Em cerimônia simbólica, Lula e sua comitiva assistiram, na cidade de Coari, à primeira solda da tubulação do gasoduto, a ser construído pela Petrobras.

Com agências