China e países árabes duplicarão intercâmbios comerciais

A China e os países árabes tentarão duplicar seus intercâmbios comerciais até 2010 com a ajuda de um plano de ação divulgado após a conclusão do segundo Fórum Chinês-Árabe realizado em Pequim.

Segundo a agência Xinhua, a China e os 22 países árabes que participaram do fórum de dois dias, realizado em meio a fortes medidas de segurança na Residência de Hóspedes de Estado de Diayoutai, concordaram em realizar sua primeira reunião sobre petróleo em "algum momento" entre 2006 e 2008. O plano de ação, que foi assinado pelo ministro chinês de Assuntos Exteriores, Li Zhaoxing, e pelo secretário-geral da Liga Árabe, Amre Mahmoud Moussa, tem como objetivo estabelecer um "mecanismo de diálogo" para promover a cooperação em vários setores, mas fundamentalmente no energético.

 

"Ambas as partes dão grande importância à cooperação em energia, particularmente em petróleo, gás natural e energias renováveis", ressalta o documento. Com este objetivo, "encorajarão" suas empresas a reforçar os investimentos e a estabelecer companhias mistas, assim como a intercambiar experiência e tecnologia. Desta forma, esperam que o volume comercial alcance em 2010 os US$ 100 bilhões, frente aos US$ 51,27 bilhões de 2005.

 

 

Com agências