Um em cada dois jovens cubanos está na universidade

Um em cada dois jovens cubanos de 18 a 24 anos de idade é estudante universitário, informou nesta quarta-feira (31) o primeiro vice-ministro da Educação Superiorm Rodolfo Alarcón Ortiz.

Ortiz forneceu o dado para a imprensa na cidade de Las Tunas, 657 quilômetros a leste de Havana. Ele disse que, graças à universalização do ensino em curso no país, as universidades cubanas diplomarão 90 mil graduados este ano. A cifra é três vezes superior à previsão, a maior de todos os tempos e também a maior das Antilhas, afirmou.

O vice-ministro anunciou que em setembro (quando começa o ano escolar no Hemisfério Norte) outros 180 mil jovens cubanos ingressarão no ensino universitário. Eles estudarão em escolas próximas às suas residências, com professores indicados pela comunidade.

“Apesar do prolongado bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelo governo dos Estados Unidos, a Ilha caribenha está forjando uma nova universidade, visando garantir a cada cidadão uma educação de alta qualidade”, afirmou Ortiz.

A realidade educacional cubana contrasta com a da maioria dos países da América Latina. Conforme relatórios das Nações Unidas, a taxa média de analfabetismo na região gira em torno de 10% da população adulta e milhões de latino-americanos nunca frequentaram a escola. É grande também a evasão escolar até o quinto ano letivo.

Fonte: agência Prensa Latina
http://www.prensa-latina.cu