Trabalhadores fazem paralisação contra demissões da Volks

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) está promovendo, desde as 5 horas desta quarta-feira, uma série de mobilizações contra as demissões anunciadas pela Volkswagen do Brasil. Cerca de 4,2 mil trabalhadore

Segundo o presidente do sindicato, Sérgio Butka, aproximadamente 810 carros deixarão de ser produzidos. No Paraná, desde janeiro, 219 trabalhadores já assinaram a rescisão de contrato. "O número de desligamentos pode ser ainda maior, pois as rescisões só passam pelo sindicato após um ano de contratação do funcionário", afirma Butka.

O sindicalista lembra que a Volks tinha se comprometido a negociar antes de implantar o Plano de Reestruturação. O acordo, segundo ele, não foi cumprido. O plano prevê o enxugamento de pessoal. "Em resposta à arbitrariedade, no dia 18 de maio os trabalhadores paralisaram as atividades por quatro horas. Cerca de 150 veículos deixaram de ser produzidos", relata Butka.

Em São José dos Pinhais, são fabricados os veículos Golf, Fox e Audi A3. Parte dos carros abastece o mercado interno e, outra parte, vai para Europa, América Latina e México.