Índia registra crescimento de 9,3% no primeiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB), soma das riquezas produzidas por um país) da Índia registrou crescimento no período de janeiro a março deste ano de 9,3% (dado anualizado), informou a Organização Central de Estatísticas da Índia.

O crescimento no primeiro trimestre deste ano se deveu a uma aumento significativo na produção agrícola e na atividade das manufaturas do país, informou a organização. No ano fiscal encerrado em março, o crescimento foi de 8,4%, o que superou as expectativas do governo, de uma expansão de 8,1%. A agricultura do país teve aumento de 5,5% no período, contra 1,5% no mesmo trimestre de 2005. Já a atividade das manufaturas teve expansão de 8,9%, contra 8,1% um ano antes.

As exportações foram o fator que mais contribuiu para a sólida expansão do setor manufatureiro do país no trimestre. O crescimento acentuado da demanda no mercado imobiliário e por bens de consumo também tiveram desempenho positivo. As exportações cresceram 25% no ano encerrado em março deste ano e atingiram US$ 101 bilhões. Já em abril houve um crescimento de 27% e o mês fechou com exportações de US$ 8,4 bilhões.

 O ministro das Finanças da Índia, Palaniappan Chidambaram, disse que "mais reformas são necessárias para sustentar o crescimento". Mesmo satisfeito com o resultado, o ministro disse que ainda devem ser removidos obstáculos ao investimento direto estrangeiro. O ministro disse também que não espera que os altos preços do petróleo prejudiquem a economia indiana. "Se os preços globais do petróleo se refletirem nos preços domésticos, isso terá impacto na inflação, mas não há razão para que isso afete as taxas de crescimento enquanto os setores produtivos absorverem os custos e continuarem vendendo", disse, segundo a agência indiana de notícias Press Trust of India.

Com agências