Relator ameaça deixar cargo se CPI dos Bingos for prorrogada

O relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse que se as investigações forem prorrogadas por mais 120 dias na comissão, ele deixará a relatoria para se dedicar à campanha pelo governo de seu Estado.

A possibilidade de prorrogação da CPI foi levantada pelo presidente da comissão, Efraim Morais (PFL-PB), em resposta ao movimento dos governistas da CPI. O relator quer pedir o indiciamento de cerca de 50 pessoas, entre elas o presidente do Sebrae, Paulo Okamotto, e o ex-ministro da Fazenda, Antônio Palocci. Os governistas não concordam com o envolvimento de nomes que não estejam ligados ao objeto de investigação da CPI e ameaçam obstruir a votação do relatório.

O relator disse que receberá o relatório da equipe técnica da CPI, na quinta-feira (1o), e que depois de estudar toda a documentação vai apresentá-lo ao plenário da comissão na quarta-feira da próxima semana, dia 7.

Negociação possível

Para o relator, é possível haver uma negociação com os governistas, mas não aceitará a retirada de nomes que considera que devem ser mais investigados ou indiciados pelo Ministério Público. "Qualquer negociação pode existir, desde que não traga constrangimento para o relator. Essa CPI não pode terminar no fim do mundo", disse Garibaldi, em referência ao apelido da comissão.

Os petistas também não aceitam a decisão do relator de apontar motivação política para o assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, em janeiro de 2002. Embora não digam claramente que o PT apresentará um relatório paralelo, Efraim Morais teme que esse recurso seja usado de última hora pelos governistas.

A oposição montou como estratégia para o processo de votação do relatório a prorrogação dos trabalhos, caso a base aliada obstrua a votação. A CPI será oficialmente encerrada em 24 de junho e, para ser prorrogada, são necessárias assinaturas de pelo menos 27 senadores.

Pela legalização

O senador Efraim Morais recebeu um abaixo-assinado com 500 mil assinaturas pedindo a legalização da atividade. Ele disse que encaminhará o documento ao relator da comissão. O documento foi apresentado aos parlamentares da comissão e à imprensa na manhã desta terça-feira por integrantes do Movimento Pró-Bingo (MPB), que reúne trabalhadores e representantes de casas de bingo de vários estados.

Com agências