Fazenda no Triângulo Mineiro é ocupada por 150 famílias do MST

Na madrugada de desta segunda-feira, dia 29, 150 famílias integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) ocuparam a Fazenda Paraíso, perto do distrito de Miraporanga, que pertence a Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A fazenda de 730 hectares fic

“São famílias que estão acampadas faz um ano em Uberlândia, em área provisória da Fazenda São José, porque o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) deveria ter feito a inspeção na outra fazenda e não fez”, explica o coordenador regional do MST Triângulo, Juarez Moura. A fazenda é considerada um latifúndio improdutivo pelo movimento.

Segundo ele, o MST encaminhou um e-mail e um ofício para o instituto para informar a ocupação, mas ainda não recebeu retorno. ”O Incra alega questão orçamentária, que precisa de orçamento da união e liberação dos agrônomos, que estão em greve, mas é sempre demorado em suas tarefas”, reclama.

Desde a Jornada de Luta pela Terra, deflagrada em 1º de maio pelo MST Nacional, esta é a terceira ocupação que o grupo realiza. A primeira ocorreu em 20 de maio, com a ocupação da Fazenda Douradinha, em Uberlândia, por 50 famílias. A segunda foi feita por 140 famílias, três dias depois, na Fazenda São Domingo, no município Comendador Gomes, também no Triângulo.

A intenção dos líderes do movimento é manter a ocupação até que a área seja desapropriada ou que o Incra apresente outra alternativa. “A região tem aptidão agrícola, mas já existem outros assentamentos e não temos muitas opções para onde ir”, afirma Juarez Moura.

De acordo com o Incra, não há registro de pedidos de vistoria na Fazenda Paraíso na última reunião entre o Incra e o MST, realizada em março deste ano. O instituto diz ainda que vem fazendo vistorias pedidas pelo MST e outros movimentos para tentar obter áreas improdutivas para assentamento, iclusive áreas indicadas pelos próprios movimentos.
 
Fonte: Portal Uai