Especialista defende acesso ao lazer e escola para prevenir violência

O professor titular de pediatria da Universidade de Brasília (UnB), Antônio Márcio Lisboa, defendeu hoje (30) o acesso das crianças ao lazer e à escola como forma de prevenir a violência na fase adulta. Lisboa também reinv

O professor titular de pediatria da Universidade de Brasília (UnB), Antônio Márcio Lisboa, defendeu hoje (30) o acesso das crianças ao lazer e à escola como forma de prevenir a violência na fase adulta. Lisboa também reinvidica a instalação de lares substitutos e abrigos públicos, como orfanatos, para meninos e meninas em situação de risco social.

O médico, que participou hoje (30) de audiência pública no Senado Federal, apontou como fatores determinantes para a formação de adultos violentos a falta de limites, lares desestruturados, ausência de valores e a privação da convivência materna. "Estamos separando muito as mães das crianças com a ida precoce para as creches", criticou o professor. "A personalidade da criança é formada até os seis anos. Nesse período o cuidado é fundamental."

A audiência pública das comissões de Educação e de Assuntos Sociais foi motivada pelo projeto de lei do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que busca instituir a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância a ser celebrada de 12 a 18 de outubro.

"Seria muito importante que essa semana fosse feita, as discussões aprofundadas e tivessem conseqüências objetivas", afirmou o senador. "Não queremos apenas instituir a semana, mas que nela se possa ter ações de conscientização da população", completou a senadora Fátima Cleide (PT-RO), uma das requerentes da audiência.

As informações são da Agência Brasil