Diferença de García sobre Humala é de quatro pontos

Ao contrário do que os recentes institutos privados têm divulgado, sondagem da conceituada empresa Apoyo revela que a diferença entre o social democrata Alan García e o nacionalista Ollanta Humala é apenas de qua

O Peru começou a última semana antes da eleição em meio a um clima crescente de incertezas. De um lado, aumentam os atritos violentos entre os militantes apristas, do Apra de Alan García, e humalenses, que apóiam Ollanta Humala, do União Pelo Peru (UPP). Do outro, o máximo tribunal eleitoral aprovou uma polêmica determinação legal que proíbe desde já a divulgação de pesquisas de intenção de voto em meio a evidência de manipulação desses dados.
Até a semana passada, todas as pesquisas divulgadas davam uma diferença entre 10 e 20 pontos percentuais para o ex-presidente sobre Humala. Neste mesmo período, o candidato nacionalista e dirigentes políticos apoiadores de sua campanha reforçaram suas denúncias de que estava havendo manipulação destas sondagens e que o pleito estava ameaçado por fraudes.
No entanto, segundo o instituto Apoyo divulgou ontem, García tem 52% contra 48% das intenções de voto. A pesquisa gerou nervosismo, principalmente nos setores econômicos.
O ministro da Defesa, Marciano Rengifo, pediu à população evitar confrontos e anunciou que nos próximos dias vai deslocar as Forças Armadas para garantir a ordem no dia da eleição. “Há a preocupação de que um resultado apertado gere uma série de protestos”, disse o ministro após se reunir com o chefe da missão de observadores da Organização dos Estados Americanos (OEA), Lloyd Axwhorty.
Polêmica


A legislação peruana impede a divulgação de pesquisas apenas 48 antes do pleito. Mas o tribunal eleitoral decidiu impedir a divulgação de pesquisas eleitorais no país de acordo com uma polêmica determinação legal anunciada ontem. A disputa está marcada para o próximo domingo, dia 4.

O ONPE (sigla em espanhol) decidiu radicalizar as regras ao saber, às vésperas do primeiro turno, em 9 de abril, que os resultados das pesquisas estavam sendo publicados em meios eletrônicos, como a Internet. Uma multa de US$ 10 mil a US$ 100 mil será imposta ao infrator. A associação que reúne os institutos de pesquisa denunciou há uma semana que a medida equivale a uma censura e ressaltou que é impossível aplicá-la, já que as empresas não controlam os veículos de comunicação, nem têm como impedir que um cliente comente os resultados com terceiros.

Confrontos

Na semana passada, houve um confronto entre os partidários de García e Humala na cidade histórica de Cusco, no sudoeste do Peru, reduto do líder nacionalista. O incidentes deixou seis feridos, três deles baleados.

O episódio ocorreu pouco depois de uma o candidato nacionalista alertar para uma tentativa de fraude na eleição. “García é demagogo, populista e não mudou nada. Continua sendo um irresponsável que tenta agradar a todos para ganhar votos”, afirmou em uma entrevista a uma rádio local. 

Da Redação,
Mônica Simioni
Com agências.