Sem foco e ineficiente, CPI dos Bingos pode ser prorrogada

O presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), ameaçou nesta segunda-feira prorrogar os trabalhos da comissão até 24 de outubro. A CPI terminaria dia 24 de junho. A declaração de Morais foi dada apó

O presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Moraes (PFL-PB), admitiu hoje a possibilidade de prorrogar mais uma vez os trabalhos da Comissão. O senador fez a afirmação nesta segunda-feira após governistas ameaçarem obstruir a votação do relatório final, caso, na opinião deles, o texto apresente tópicos fora do foco determinado.


Após quase um ano, a CPI investigou pouco e praticamente não chegou a nenhuma conclusão sobre as investigações envolvendo as casas de bingo. Para não assumir o completo fracasso da Comissão, o relator deve apelar para suposições e acusações sem provas para rechear seu relatório, cujo objetivo principal é tentar comprometer figuras ligadas ao governo Lula.

Efraim disse, no entanto, acreditar que os governistas não irão obstruir o relatório, principalmente pelo relator, Garibaldi Alves (PMDB-RN), ser uma figura idônea. "Se eles tentarem desqualificar (o relatório), aí sim pensaremos em prorrogação", afirmou Efraim.


Mais cedo, a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), afirmou que tudo aquilo que não tiver a ver com o fato determinado da comissão – as supostas doações de bingueiros a campanhas políticas – será questionado, pois a lei proíbe que as CPIs tratem de temas que não correspondem ao foco das investigações e desde seu início, a CPI dos Bingos, que ficou conhecida como CPI do Fim do mUndo, tem sido usada pela oposição como instrumento de desgaste do governo.


Sobre as declarações do relator, que afirmou querer apresentar o texto já nesta quinta-feira, o presidente disse que isso ainda é possível, porém que está mais seguro que a apresentação acontecerá no início da semana que vem. A votação, por sua vez, aconteceria, ainda segundo ele, no máximo em 15 dias.

O texto final da comissão deve ser apresentado já nesta quinta-feira. Garibaldi Alves também confirmou que deve pedir o indiciamento de 50 pessoas e "provar" -mesmo sem provas- a ligação dos bingos com campanhas políticas.

A data limite para a finalização dos trabalhos da CPI dos Bingos é dia 24 de junho, porém caso o senador peça a prorrogação, eles podem se estender até o dia 24 de outubro.

Indiciamentos

O presidente da CPI também comentou hoje o fato de a comissão encontrar dificuldades para conseguir alguns documentos essenciais para as conclusões dos trabalhos. Para ele, todos na Comissão estão fazendo a sua parte e, que o que não conseguirem, o Ministério Público fará.

Amanhã, às 11h, a CPI ouve Elza Buratti, Esposa e sócia de Rogério Buratti na empresa BBS Consultores Associados Ltda.


Com informações das agências