“Não” à constituição neoliberal européia voltaria a vencer na França

O "não" à Constituição européia voltaria a impor-se hoje na França, mas por uma margem inferior à de um ano atrás, segundo uma pesquisa do instituto CSA publicada pelo jornal Le Parisien<

Perguntados se votariam "sim" ou "não" em caso de uma nova consulta, 52% dos entrevistados optaram pelo "não", contra 48% que disseram "sim". No plebiscito de 29 de maio de 2005, o texto foi rejeitado por 54,67% dos votos.

Da mesma forma que há um ano, o "não" vence entre os menores de 30 anos (59%), os operários (58%) e os trabalhadores (61%), enquanto os maiores de 65 anos, os profissionais liberais e os diretores são os mais favoráveis ao "sim".

Politicamente, o "não" é majoritário na centro-esquerda (52%) e esquerda (69%), enquanto o "sim" o é entre os simpatizantes do partido conservador governante UMP (65%) e da centro-liberal UDF (56%).

Segundo outra pesquisa, realizada pelo instituto TNS-Sofres, 82% se declaram a favor da construção européia, mas ainda assim 53% se "sentem" antes de tudo franceses e só 6% "sentem-se" europeus.

Com agências internacionais