Crise na Volks: trabalhadores entram em greve nesta semana

As fábricas da Volkswagen em São Bernardo, Taubaté e São José dos Pinhais estão prontas para paralisar suas atividades ainda nesta semana. A greve será surpresa e atingirá as instalações de Anchieta,

Além das paralisações, haverá também uma série de manifestações públicas para denunciar a truculência da multinacional. Na última sexta-feira (26), representantes dos trabalhadores da Volkswagen de São Bernardo, Taubaté, São José dos Pinhais e São Carlos se reuniram com a direção da empresa para discutir o assunto. Na ocasião, a Volks reafirmou as demissões programadas e o corte de 25% no custo com mão-de-obra. Com essa redução, os direitos adquiridos serão duramente atingidos.

Para tentar barrar esse duro golpe contra os trabalhadores do Brasil, uma comissão entregará um documento. A decisão de elaborar um documento de denúncia foi tomado no último dia 22, em assembléia, pelo Comitê Nacional dos Trabalhadores da Volks, que representa 24 mil funcionários das cinco fábricas instaladas no Brasil.

Segundo a direção da Volks, países como a Alemanha terão 20 mil demissões. Na Espanha haverá fechamento de fábrica. Ao total a multinacional tem 43 fábricas instaladas em várias partes do mundo que poderão ser atingidas pelo plano de reestruturação.

 

Confira a íntegra do documento
 

A Volkswagen do Brasil

Nós, dirigentes sindicais e representantes dos trabalhadores das unidades São Bernardo do Campo, São José dos Pinhais, São Carlos e Taubaté, para efeito de discussão referente ao  plano de reestruturação anunciado pela empresa,  propomos:

– Qualquer processo de discussão, deve ser precedido pelo cancelamento  das 5773 demissões anunciadas  no dia 03 de Maio de 2.006, para as fabricas de Taubaté,  São José dos Pinhais e Anchieta;

– Nos colocamos a disposição para qualquer debate, que vise encontrar solução para que  mantenha a empresa competitiva no Mercado Nacional e Internacional.

– Reiteramos que  as soluções que  vierem a ser encontradas  não  deverão passar nem pela redução de quadro de pessoal, ou por qualquer plano de reestruturação, que signifique retirada de Direitos e Beneficio dos Trabalhadores da Volkswagen.

Sem mais, colocamo-nos a disposição para  qualquer discussão que tenha este objetivo.

Assinam o documento

Sind. dos Metal. do ABC: José Lopez Feijóo

Sind. dos Metal. de São Carlos e Ibaté: Rosalino de Jesus de Barros

Sind. dos Metal.  Grande Curitiba: Sérgio Butka


Sind.Metal. Taubaté, Tremembé e Distritos: Valmir Marques da Silva