Chanceler chileno vem ao Brasil “renovar aliança”

O ministro das Relações Exteriores do Chile, Alejandro Foxley, chega hoje no Brasil com o objetivo de renovar a aliança entre os dois países. Ele será recebido pelo presidente Lula e se reunirá com Celso Amorim. Na pauta, al&eac

"Temos uma aliança renovada com o Brasil, voltamos a nos olhar nos olhos e reconhecemos que nossos projetos são muito similares", disse Foxley em declarações divulgadas no último domingo pelo governo do Chile em comunicado.

Os dois chanceleres discutirão sobre assuntos de interesse comum na agenda multilateral, como a Minustah (Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti), iniciativa que tem como objetivo a reabilitação política e econômica do Haiti e uma paz duradoura nesse país. Chile e Brasil desempenham papel central na missão da ONU no Haiti, na qual mantêm consideráveis contingentes militares.

A agenda também inclui o tema da Rodada Doha da OMC, na qual os países emergentes têm protestado contra a Europa e os EUA devido aos elevados subsídios agrícolas concedidos a seus agricultores. Também serão tratados aspectos relacionados ao abastecimento energéticos da região.

Brasil e Chile assinaram em abril um memorando de entendimento que prevê a criação de uma comissão mista permanente destinada a coordenar a cooperação entre os dois países na área energética. No Brasil, Foxley também tem agendado um encontro com integrantes da Comissão de Relações Exteriores do Senado e com o Grupo Parlamentar Brasil-Chile.

 

Da Redação

Com agências.