Presidente Uribe se reelege na Colômbia

O ultradireitista Álvaro Uribe foi reeleito presidente da Colômbia, ao superar com ampla vantagem seus rivais nas eleições deste domingo (28/05), segundo dados oficiais. Apurados 80% dos votos, Uribe obteve 62%, enquanto o candid

Uribe se transformou no primeiro presidente em exercício a ser reeleito na Colômbia em mais de cem anos. O candidato do Partido Liberal, Horacio Serpa, recebeu 11,99% dos votos, ficando em terceiro lugar — um duro golpe eleitoral para esse partido histórico, que nos últimos 50 anos nunca ficou abaixo do segundo lugar em eleições gerais.

A fiscal do Estado Civil — órgão responsável pelas eleições —, Alma Beatriz Rengijo, destacou que a votação ocorreu normalmente nos 32 departamentos colombianos. "Recebemos relatos de normalidade. Não há qualquer problema", disse Rengifo à AFP.

Uribe e Gaviria foram os primeiros a chegar às seções de votação nos 1.098 municípios do país. O presidente, de 53 anos, entrou na fila como um cidadão comum para a mesa número um, instalada num pátio do Congresso, no centro de Bogotá. "Há muitas opções e todos devemos cumprir este dever", disse sorridente Uribe, que vestia terno cinza e gravata verde.

Em contraste com o ambiente sóbrio que cercava Uribe no momento da votação, Gaviria, de 69 anos, votou em meio à algazarra de centenas de partidários que se reuniram em frente à seção de votação do colégio Salesiano de Medellín, cidade natal do candidato esquerdista. Gaviria foi senador e presidente da Corte Constitucional.

Por sua vez, Serpa votou na Plaza de Bolívar, no centro de Bogotá, depois de percorrer vários bairros. Também estavam na disputa o ex-prefeito de Bogotá, Antanas Mockus; o ex-ministro da Justiça Enrique Parejo; e o médico Carlos Rincón, que conseguiram, respectivamente, 1,12%, 0,37% e 0,17% dos votos neste domingo.

O ministro do Interior, Sabas Pretelt, disse que "o país está calmo, com exceção de alguns conflitos" guerrilheiros. Uma vasta operação de segurança garantiu a tranqüilidade da votação. O Exército informou a morte de cinco guerrilheiros que preparavam atentados com explosivos em Cali e Tame. Um ônibus com explosivos foi desativado no departamento de Tolima (centro-leste).

No departamento de Norte de Santander, fronteiriço com a Venezuela, dois soldados morreram e três ficaram feridos quando o Exército entrou em conflito com guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN, guevarista) que tentavam atacar uma seção de votação no município San Calixto, informaram autoridades civis.