García tem quase 20 pontos de vantagem sobre Humala

A oito dias do segundo turno das eleições peruanas de 4 de junho, o candidato social-democrata Alan García tem quase 20 pontos percentuais de vantagem sobre o nacionalista Ollanta Humala, segundo duas pesquisa divulgada neste sábado (2

García, candidato à presidência do Partido Aprista Peruano (Apra), lidera a preferência dos peruanos com 59,9% das intenções de votos válidos, contra 40,1% de Humala, de União pelo Peru (UPP), informou Manuel Saavedra, da empresa CPI.

A pesquisa do instituto CPI foi feita em 17 Departamentos, com 47 Províncias e 133 distritos entre 24 e 25 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

A pesquisa da Universidade de Lima apresenta os mesmos números: García teria 59,9% dos votos válidos, contra 40,1% de Humala. A sondagem ouviu 2.410 pessoas de 19 a 21 de maio.

União da esquerda –
Na última quinta-feira (25), A Frente Ampla de Esquerda anunciou formalmente seu “respaldo ativo" a Ollanta Humala. “Conseqüente com a vontade popular, as organizações políticas integrantes da FAI decidem apoiar Humala sem outro compromisso senão o de velar pelo cumprimento do programa e seus aprofundamento”, afirmam os partidos Comunista Peruano, Partido Comunista do Peru – Pátria Roja e o Partido Socialista Revolucionário, entre outros.

No documento, os dirigentes lembram que as idéias programáticas de Humala, que também é presidente do Partido Nacionalista Peruano e venceu o primeiro turno, coincidem com os princípios defendidos pela Frente Ampla (FAI na sigla em espanhol). Entre estes objetivos comuns, destacam-se a luta por uma constituinte e o rechaço ao Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos, pendente agora da ratificação de ambos congressos.