Documentários fomentam debates sobre o Brasil na França

Começa o segundo ciclo de debates promovido pela Associação Autres Brésils que ocupa-se em apresentar ao público francês a realidade social, cultural e política da sociedade brasileira, combatendo a visão dis

A partir desta segunda-feira, 29 de maio, o Brasil, apresentado pelo audiovisual, volta à pauta de debates da França com a 2ª edição da mostra “Brésil en Mouvements”. Dezoito documentários brasileiros e franceses dão partida a uma série de discussões sobre direitos humanos, questões sociais e ambientais no Brasil. Obras de diretores conhecidos, como Eduardo Escorel, José Joffily e Estevão Ciavatta dividem espaço com produções de novos realizadores – Carolina Dias e Mônica Araújo, Guilherme Fernandez e índios das tribos Ikpeng e Paraná.

As obras selecionadas colocam em perspectiva problemas da sociedade brasileira que encontram ressonância na atualidade social e política francesa. Assim, temas como, por exemplo, a Violência policial, retratada nos documentários, Meio Ambiente, a causa indígena e direito à moradia serão debatidos.

A violência policial retratada em filmes como “Entre muros e favelas” e “Polícia mineira” terá debate organizado com apoio da Anistia Internacional e com a presença de Marta Deyhle, mãe de um jovem assassinado pela polícia.

Questões ligadas à degradação do Meio-ambiente e ilustrada nos documentários “O ouro verde” e “Bagé : por uma verdadeira reforma agrária” ratificam a posição de Autres Brésils que faz parte da campanha “Le Soja contre la vie (A soja contra a vida)”, lançada pela Confédération Paysanne (sindicato de agricultores franceses) e CCFD (Comité Catholique contre la Faim e pour le Développement – Comitê Católico contra a Fome e pelo Desenvolvimento).

A causa indígena será mostrada em “As crianças Ikpeng se dirigem ao mundo” e “A castanha de Agouti”, filmes realizados por tribos indígenas brasileiras. O direito à moradia, em “Dia de festa” e o racismo, em “Preto contra Branco”. Ainda há temas como o governo Lula e a experiência da esquerda brasileira no poder, visitado por “Palavras de outro Brasil”) e cultura e música urbana produzida nas periferias e favelas em “Sou feia mas tô na moda” e “Hip-hop com dendê”.

Algumas projeções contarão com a participação de diretores como Wagner Morales, de "Preto contra Branco", e Pablo Georgieff, co-diretor com Toni Venturi de "Dia de festa". Após a exibição dos documentários, realizadores e representantes de movimentos sociais brasileiros e franceses debaterão com o público sobre os desafios para o desenvolvimento da sociedade brasileira. Participam dos debates Itamar da Silva, coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Patrick Menget (Survival) e Michael Löwy (CNRS – Centre Nacional de la Recherche Scientifique – Centro Nacional de Pesquisa Científica), entre outros nomes.

O público também poderá conferir uma exposição fotográfica de Antoine Olivier sobre o trabalho da Nordesta, uma ONG franco-suíça que há 20 anos promove ações de reflorestamento e educação ambiental no Brasil.

Autres Brésils –
A associação Autres Brésils permite ao público francófono descobrir a realidade social, cultural e política da sociedade brasileira, combatendo a visão distorcida provocada pelos clichês comuns em diversos países. No site www.autresbresils.net, a associação apresenta informações, análises, reportagens e conteúdos de parceiros franceses e brasileiros (mídia, universitários, professores e outros atores sociais).

Regularmente, a Autres Brésils também organiza eventos culturais como projeções de documentários, debates e exposições fotográficas sobre experiências inovadoras em matéria social.

A primeira edição de Brésil en Mouvements aconteceu em julho de 2005, em parceria com o Conselho Regional d’Île-de-France, o Ministério da Cultura brasileiro, a Associação Francesa de Ação Artística (l’AFAA – l’Association Française d’Action Artistique), Varig, Coordination Sud, Espace Confluences, TV Arte e Mondomix.