Autoridade Palestina e Hamas podem reconhecer Israel

O presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas, e o partido político Hamas iniciaram negociações neste domingo (28/05) sobre um eventual plano para o reconhecimento de Israel como Estado.

Abbas se encontrou com um grupo de representantes do Hamas e de facções ligadas ao partido para discutir o documento, de cinco páginas, elaborado no início deste mês por líderes palestinos detidos em Israel. O texto propõe a aceitação de um acordo de paz caso Israel volte às fronteiras anteriores à Guerra dos Seis Dias, em 1967.

Segundo a agência de notícias Reuters, a negociação conseguiu atingir algum progresso e devem continuar nesta segunda-feira (29). "Há uma atmosfera de otimismo, esperamos alcançar resultados positivos", disse o vice-primeiro-ministro Nasser Shaher, do Hamas. Ele disse, no entanto, que nenhum acordo ainda foi fechado.

Na semana passada, Abbas disse que se não houver um acordo com o Hamas para aceitar uma proposta de reconciliação — que inclui o reconhecimento de Israel como Estado — em dez dias, ele irá submeter o projeto a plebiscito.

Fontes próximas a Abbas ouvidas pela Reuters disseram, no entanto, que esperam resistência à proposta por parte de líderes do Hamas em outros países. O Hamas defende a destruição de Israel e rejeita o reconhecimento do direito de existência de Israel. De acordo com as mesmas fontes, Abbas não deve alterar o prazo dado ao grupo.

O Hamas vem sofrendo pressão tanto de Abbas como da comunidade internacional (no último caso, por meio de um boicote financeiro) para que possam ser retomadas as negociações de paz com Israel. Abbas tenta também solucionar a crise que tem abalado os territórios e instituições palestinas desde a chegada do Hamas ao poder.

Fonte: Folha Online