Prefeitura de Aracaju reajusta em 4,63% os salários dos servidores municipais

Prefeitura de Aracaju concede reajuste de 4,63% aos salários dos servidores municipais, e sindicatos encerram geve.

Depois de intensas negociações com os sindicatos, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), anunciou na última quarta-feira, o reajuste salarial de 4,63% para todos os servidores municipais da capital. A decisão tomada foi embasada no maior índice de correção salarial oferecido pelo Governo Federal: o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). De acordo com cálculos da prefeitura, o reajuste pode chegar a 18,23% para aqueles que já haviam recebido os 13% de acréscimo gerados pelo aumento do salário mínimo.
“Este índice é resultado de um esforço gigantesco porque chegar a esse valor não foi fácil”, avaliou o prefeito. De acordo com ele, novos ajustes nas despesas do município serão necessários para honrar o compromisso com os servidores. Outros fatores já haviam onerado recentemente a folha de pagamentos da PMA, como a incorporação de novos servidores da Saúde através de concurso público, a manutenção do quadro de professores com substituição dos aposentados e a concessão de gratificações à Guarda Municipal. A remuneração bruta média de todas as categorias a PMA passa a ser R$ 1.493,22.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aracaju (Sepuma) suspendeu a greve após o anuncio do prefeito Edvaldo Nogueira. Já o Sindicato dos Professores do Município de Aracaju (Sindipema), reuniu-se com a PMA, para debater as outras reivindicações da categoria.
A professora Vera Oliveira, presidente do Sindpema, informou que “a categoria afirma que o índice não recupera as perdas salariais dos últimos anos. A proposta do sindicato era um aumento de 21,33%, porém, as reivindicações pela autonomia nas escolas, a regulamentação do Ensino Fundamental em nove anos, cumprimento da Lei de Gestão Democrática e a utilização de recursos públicos na qualificação dos profissionais, foram acatadas pela administração municipal”. Assim os professores saem da greve e retornam as aulas nesta segunda-feira, 29/05.